Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados querem manter acesso da população a remédios para emagrecer

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    Terminou sem consenso a audiência pública da Comissão de Seguridade Social convocada para discutir o cancelamento de registro dos inibidores de apetite pela Anvisa, feito em 2011. A maior parte dos parlamentares presentes na audiência pública discordaram da proibição imposta pela Anvisa e afirmaram que é preciso manter o acesso a remédios de combate a obesidade. A Agência, por sua vez, manteve a postura pela restrição das drogas.

    A comissão debateu o projeto de lei ( PL 2431/11) que tira da Anvisa o poder de vetar a produção e comercialização desses medicamentos. O relator, deputado Dr. Paulo Cesar (PSD-RJ), disse que a Anvisa não deu informações suficientes à sociedade sobre os motivos da proibição.

    O presidente da agência, Dirceu Barbano insistiu que todos os pareceres analisados pela agência mostraram que o uso desses inibidores traziam mais riscos do que benefícios a seus usuários. Ele afirmou que o uso controlado da sibutramina foi mantido considerando a situação interna de tratamento de pacientes de obesidade. O remédio também é proibido na maior parte dos países do mundo.

    O uso controlado dos medicamentos foi defendido, no entanto, pela representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski. Ela afirmou que só a mudança de hábitos não é suficiente para combater boa parte dos casos de obesidade e nem todos os casos são indicados para cirurgia bariátrica.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-querem-manter-acesso-da-populacao-a-remedios-para-emagrecer/100420933

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)