Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados cobram fim da multa de 10% do FGTS; governo é contra

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    Vários deputados cobraram em Plenário a aprovação do Projeto de Lei Complementar 200/12, que extingue a multa extra de 10% sobre todo o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), paga pelos empregadores no caso de demissão sem justa causa.

    O líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), explicou que a multa foi criada para reequilibrar as contas do FGTS, mas agora o dinheiro vai para a conta do Tesouro, para engordar o superavit primário. "Não estamos mexendo no dinheiro do trabalhador, mas nos 10% que já cumpriram a sua função", disse.

    O deputado Silvio Costa (PTB-PE) também defendeu a proposta. Ele disse que a multa pode ser considerada "apropriação indébita" do governo. Das galerias, representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de outras associações empresariais também cobram a aprovação do texto.

    Perda de recursos

    Já o governo é contra a proposta. O deputado Sibá Machado (PT-AC) disse que a manutenção dessa multa vai garantir o financiamento de projetos sociais. "Precisamos manter por mais um período investimentos para o combate à pobreza", disse.

    O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o dinheiro da multa financia o programa Minha Casa, Minha Vida. "Se a multa acabar, estaremos comprometendo parte de um programa social da mais alta relevância que é o Minha Casa, Minha Vida", disse.

    Ontem, o governo tentou aprovar a urgência para um texto alternativo, mas foi derrotado. O plano era aprovar, em vez do PLP 200, o projeto (PL 5844/13) de autoria do deputado Arthur Lira (PP-AL) que, em vez de acabar com a contribuição de 10% paga pelo empresário que demite sem justa causa, cria um fundo para destinar esses recursos para o programa Minha Casa, Minha Vida.

    Agora, os deputados discutem a urgência para o PLP 200. Se aprovado, o projeto vai direto à sanção. O governo alerta que o texto original do projeto extingue a multa a partir de junho de 2013 e, portanto, poderia causar efeitos retroativos.

    A intenção do governo é votar o substitutivo da Comissão de Trabalho, que extingue o prazo de vigência e ainda teria de ser apreciado pelo Senado.

    Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

    Assista ao vivo

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-cobram-fim-da-multa-de-10-do-fgts-governo-e-contra/100592381

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)