Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Governo rechaça críticas de deputado por remuneração baixa do FGTS

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos

Representantes do governo rechaçaram as críticas feitas pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) de que o Executivo estaria roubando o dinheiro dos trabalhadores depositado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ao reduzir paulatinamente, nos últimos anos, a chamada Taxa Referencial (TR). O indicador é usado na correção do fundo e ficou em zero entre setembro do ano passado e junho último.

Paulo Pereira, que também preside a Força Sindical, anunciou que há pelo menos mil sindicatos ligados à central dispostos a cobrar cerca de R$ 300 bilhões de supostas perdas na Justiça. O governo vai quebrar o Brasil por não remunerar devidamente o FGTS, declarou, durante audiência pública sobre o assunto realizada nesta quarta-feira pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O fundo é corrigido por juro de 3% ao ano mais a TR.

O procurador-geral do Banco Central, Isaac Menezes Ferreira, disse que a acusação do deputado é constrangedora, porque o governo está cumprindo a lei e a TR não foi criada para corrigir perdas inflacionárias, mas, pelo contrário, para fortalecer a desindexação da economia brasileira.

Não há um diploma legal, um dispositivo de norma que determine a correção monetária do FGTS. O que há é a determinação para que sua remuneração seja feita nos mesmos parâmetros que a poupança [que também é remunerada com base na TR]. O governo está cumprindo a lei. Isso é assaltar, isso é dar golpe?, questionou.

Financiamentos

A coordenadora-geral de Gerenciamento de Fundos e Operações do Ministério da Fazenda, Maria Carmozita Maia, lembrou que os recursos do FGTS financiam investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura urbana e uma eventual mudança na sua remuneração afetaria os contratos, elevando os custos para as pessoas que financiam, por exemplo, a compra da casa própria com recursos do fundo.

Segundo ela, caso haja mudanças na remuneração do FGTS, os benefícios podem ser drasticamente reduzidos, porque poderá haver o descasamento dos ativos com os passivos e aumentar os custos dos financiamentos concedidos, inviabilizando investimentos que demandam crédito de longo prazo a taxas reduzidas, declarou.

O Instituto FGTS Fácil lista pelo menos seis propostas que tramitam no Congresso Nacional que mudam a remuneração do fundo: são os projetos de lei 581/07, 193/08, 301/08, 466/09 e 580/11, todos do Senado, além do PL 4566/08 , apresentado pela Comissão de Legislação Participativa e que tramita com oito apensados.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268412
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-rechaca-criticas-de-deputado-por-remuneracao-baixa-do-fgts/100602018

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Maria Carmozita Maia, lembrou que os recursos do FGTS financiam investimentos em habitação, saneamento, A Coordenadora só não diz QUE O FUNDO DE GARANTIA DO TRABALHADOR, CORRIGIDO A 3% A.A, É USADO PARA FINANCIAR CASA PRÓPRIA DA 9% A.A. e o que é pior para financiar obras faraônicas, superfaturadas como por exemplo a ponta estaiada da Av. das Torres, que custou nda mais do o valor de cinco viadutos normais que resolveriam o mesmo problema.
, continuar lendo