Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo de trabalho desiste de discutir alterações na Lei da Ficha Limpa

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do grupo de trabalho que analisa propostas de mudança da legislação eleitoral, informou nesta quinta-feira (11) que o grupo não vai mais discutir o anteprojeto de lei complementar que altera dispositivos da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/90 ), conhecida como Lei da Ficha Limpa. Segundo ele, não há concordância entre todos os líderes partidários sobre a conveniência de discutir essas alterações neste momento.

    Na última reunião do grupo, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), que representa cerca de 50 associações da sociedade civil, criticou a possibilidade de serem feitas alterações na Lei da Ficha Limpa.

    Vaccarezza afirmou ainda que o projeto de minirreforma eleitoral (PL 5735/13) deverá ser votado na próxima terça-feira (16). Segundo ele, isso foi acordado com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves. Na última terça-feira (9) foi aprovada a urgência para o projeto, que faz uma série de mudanças nas regras de auditoria pela Justiça Eleitoral da prestação de contas dos partidos, além de autorizar a pré-campanha, regular a campanha na internet e alterar a regra de substituição e escolha de candidatos.

    Discutido no grupo de trabalho previamente e apresentado pelo deputado Ilário Marques (PT-CE) e outros parlamentares, o PL 5735/13 será relatado em Plenário por Vaccarezza. O deputado adiantou que fará novas mudanças em relação à primeira versão do substitutivo . Uma nova versão do texto deverá ser apresentada na segunda-feira (15).

    Segundo o coordenador, logo após a votação do PL 5735/13 em Plenário, o grupo de trabalho será encerrado.

    Mudanças no texto

    Vaccarezza disse que a primeira mudança será a retirada dos dispositivos relativos às fundações. Ele havia previsto que as fundações ficariam com 5% dos fundos partidários, e não com os 20% atuais. A pedido do PT, PSDB e PMDB, as fundações vão continuar com 20% dos fundos, disse.

    A segunda mudança refere-se ao crime de boca de urna. Hoje se trata de um crime penal, sujeito à prisão de seis meses. Eu queria transformá-lo em crime eleitoral, sujeito à multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil, mas não houve concordância de todos os partidos, explicou.

    GT de reforma política

    Em relação à suspensão do grupo de trabalho da reforma política, Vaccarezza informou que havia sido convidado para coordenar o grupo pelo presidente Henrique Eduardo Alves. Ontem (10) Alves anunciou que havia decidido suspender a instalação do grupo, por conta de um curto-circuito na composição do colegiado.

    Conforme o acordo feito com os líderes partidários, cada um dos 13 partidos que integram o Plenário da Câmara deveria indicar apenas um representante para o grupo de trabalho. No entanto, constavam da relação dois deputados do PT: Vaccarezza e Henrique Fontana (RS).

    Fui convidado, não articulei meu nome, e fui surpreendido com uma ameaça de renúncia do Fontana, caso eu fosse coordenador, afirmou Vaccarezza. Eu sou um homem de acordo, de consenso, e não vou tomar nenhuma postura que constranja o presidente da Casa ou que constranja o meu partido, disse.

    A praxe é que quem indica os coordenadores do grupo de trabalho é o presidente da Câmara, completou. Se eu for convidado para coordenar, eu aceitarei. Se ele convidar outra pessoa, vou apoiar.

    O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), informou que o partido resolverá essa questão na segunda-feira (15) e, só então, será decidido a data de instalação do grupo de trabalho da reforma política.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-de-trabalho-desiste-de-discutir-alteracoes-na-lei-da-ficha-limpa/100602950

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)