Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão lança nota de repúdio à detenção de brasileiro no aeroporto em Londres

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados lançou nota oficial nesta quarta-feira (21) sobre a detenção do brasileiro David Miranda, ocorrida no último domingo (18), no aeroporto internacional de Heahtrow, em Londres.

    A comissão também vai encaminhar carta à embaixada britânica em Brasília cobrando detalhes da operação.

    Na nota, a comissão expressa veemente desaprovação à detenção que, segundo as autoridades locais, foi feita com base na lei antiterrorismo daquele país. O Brasil baseia as suas relações internacionais no respeito aos direitos humanos e às liberdades individuais e não pode tolerar que seus cidadãos sejam objeto de perseguições ou atos deliberados de retaliação, diz a nota.

    A comissão realiza nesta quinta-feira (22) audiência pública do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, às 9 horas, no Plenário 3, para abordar diversos temas da agenda de política externa do Brasil. Esse tema deverá ser incluído nas discussões.

    Audiência com brasileiro detido

    A comissão também aprovou nesta quarta-feira a realização de audiência pública com o brasileiro David Miranda, para esclarecer detalhes de sua retenção em Londres.

    A audiência pública, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), e pelo deputado Raul Henry (PMDB-PE), ainda não tem data marcada.

    De acordo com o Nelson Pellegrino, o Brasil não pode permitir que este assunto passe em branco. O que está em jogo não é o combate ao terrorismo, mas o risco à nossa soberania. Ministros e empresas foram espionados em prol de empresas estrangeiras.

    Raul Henry lembrou que o Brasil não pode aceitar esse tipo de tratamento aos seus cidadãos e a embaixada do Reino Unido tem a obrigação de revelar que indícios a polícia britânica tinha de que esse rapaz representava alguma ameaça à segurança daquele país.

    Para Alfredo Sirkis (PV-RJ), o Reino Unido é reincidente, já confundiu um brasileiro com um terrorista. Além disso, há o medo dos Estados Unidos de que as denúncias revelem os abusos da lei antiterrorista e dos meios tecnológicos usados para a espionagem econômica, política e diplomática.

    Pellegrino lembrou ainda que os próprios parlamentares britânicos consideram a detenção do brasileiro exagerada. O David Miranda não representa ameaça alguma ao Reino Unido nem possui quaisquer antecedentes por vinculação a organizações terroristas. Ele não foi retido em razão de uma suspeita legítima de terrorismo, afirmou o parlamentar.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268399
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-lanca-nota-de-repudio-a-detencao-de-brasileiro-no-aeroporto-em-londres/100658772

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)