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20 de Abril de 2024

Comissão de Educação discute o ensino de Matemática no País

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos

A Comissão de Educação realiza audiência pública nesta terça-feira (10) sobre a crise pela qual passa o ensino de Matemática nas escolas públicas de ensino fundamental e médio.

O debate foi proposto pelo deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), que é autor do Projeto de Lei 5218/13, que obriga as escolas públicas a ter laboratório de Matemática. O laboratório possibilita uma dinamização do ensino-aprendizagem por meio de um modo prazeroso, dinâmico e mais eficaz, explica o parlamentar.

Segundo o deputado, a maioria das escolas tem jogos e materiais paradidáticos de matemática, e alguns professores até tentam levar o material lúdico para a sala de aula, mas Stepan reclama que, em sua maioria, os professores não tem a preparação necessária. O ensino de Matemática no Brasil enfrenta uma profunda crise exigindo dos professores a reformulação de suas práticas.

Para buscar soluções para essa problemática é que propomos a realização dessa audiência pública.

Debatedores

Foram convidados para debater o assunto:

- o presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Alessandro Jacques Ribeiro;

- o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Geraldo Nunes Silva;

- o professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (MTC/UnB), Cristiano Alberto Muniz;

- o professor da UnB Ricardo Fragelli; e

- o vice-diretor do Campus da UnB do Gama, Augusto Brasil.

O debate será realizado a partir das 14 horas, no Plenário 10.

Agência Câmara de Notícias

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2 Comentários

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Se o salário do professor não for digno, de nada adianta um laboratório. Pois quem sabe matemática - o bastante para ensinar com qualidade - vai em busca de outro emprego ! É preciso acabar com o mito de que o magistério é "uma vocação sagrada". É preciso pagar melhor !!!! Éo que o nobre deputado precisa garantir. continuar lendo

Além do que o Rogério disse, é necessário que os professores também tenham interesse em buscar novas formas didáticas para tornar a Matemática, matéria temida pela maioria, mais compreensível e prazerosa. continuar lendo