Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proibição de animais em circos voltará à pauta da Educação

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    O projeto de lei que proíbe o uso de animais em circos no Brasil voltará à pauta da Comissão de Educação e Cultura na próxima semana. O colegiado tentou votar a proposta na quarta-feira (20), mas um pedido de vista feito por deputados da comissão adiou a sua votação.

    O PL 7291/06 , do Senado, foi aprovado como substitutivo na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ele também impede o ingresso no Brasil de circos e estabelecimentos estrangeiros com espetáculos que possuam animais de quaisquer espécies.

    A proposta prevê ainda o cadastramento, num prazo de 90 dias a contar da publicação da lei, de todos os animais hoje existentes em circos. A pena prevista para quem descumprir a lei é o embargo da atividade, multa, e detenção de seis meses a um ano.

    Mudança de opinião

    O relator do projeto na Comissão de Educação, deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), conta que precisou mudar de opinião para produzir o relatório, recomendando a proibição dos animais nos circos.

    "Eu tinha uma visão da infância ainda, em que conheci os animais, e, inicialmente, me posicionei favorável à utilização dos animais. No entanto, após analisar todas as circunstâncias, as condições que os circos têm hoje, a forma de adestramento, me posicionei contrário", explica.

    Maus-tratos

    Outro projeto relacionado ao uso de animais foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em abril. A proposta (4548/98) exclui da Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9605 /98) a tipificação do crime de submeter animais domésticos a tratamento cruel ou a trabalho excessivo. O projeto ainda será votado em Plenário.

    De acordo com o texto, o crime só ficará caracterizado se o animal for silvestre, nativo ou exótico. O relator na CCJ, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), disse que recomendou a aprovação do texto com o objetivo de preservar manifestações culturais como as cavalhadas e os rodeios.

    O deputado não acredita que a proposta vai implicar em mais crueldade com os animais. "Manter o crime a meu ver tem efeito inibidor de manifestações culturais. Na medida em que já existe a contravenção, muito bem, fica como contravenção. O maltrato, de qualquer maneira, vai ser punido."

    No entanto, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), entrou com recurso contra a aprovação da proposta."Não há como você apenar a uma pessoa que realiza briga de cachorros pit bull, ou realiza briga de galo, ou causa maus-tratos aos animais, uma penalidade branda como uma contravenção penal."

    Tramitação

    Se aprovada na Comissão de Educação, o PL 7291 /06 será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proibicao-de-animais-em-circos-voltara-a-pauta-da-educacao/1084979

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)