Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TV analógica só acabará após acesso de toda a população à TV digital, diz governo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    A secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, garantiu nesta terça-feira (22) que o sinal analógico de televisão só será desligado no Brasil quando for assegurada a toda a população a capacidade de recepção do sinal digital.

    Ela participou de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o cronograma de transição da TV analógica para a TV digital.

    Inicialmente, em decreto de 2006, o ministério previa o desligamento geral da TV analógica para 30 de junho de 2016. Porém, após analisar a experiência de outros países, o ministério publicou novo decreto em julho deste ano. Agora, o desligamento do sinal analógico será antecipado para 2015, nas regiões metropolitanas e maiores cidades do País. Em outras regiões, o desligamento ocorrerá, paulatinamente, até 2018.

    O deputado Sandro Alex (PPS-PR), que propôs o debate, destacou que não acredita que o cronograma será cumprido. Não temos até o momento nenhuma segurança de que, até 2015, toda a população vai ter acesso ao sinal digital, disse. O governo conclui o mês de outubro de 2013 ainda promovendo estudos, salientou.

    Modelos para baixa renda

    Conforme Patrícia, para a família de baixa renda, o governo estuda adotar um ou mais dos seguintes modelos: subsídio em crédito para a aquisição de televisores digitais (por exemplo, por meio do programa do governo Minha Casa Melhor); subsídio à produção de set-top box [conversor para sinal digital] de baixo custo; a distribuição de conversores para a população, como fizeram México e Japão; distribuição de cupom para uso na compra de televisores ou conversores, como foi feito nos Estados Unidos.

    Segundo a secretária, 69% dos consumidores brasileiros já trocaram de TV, e a capacidade de produção da indústria é de mais de 10 milhões de televisores em seis meses. Ou seja, se houver demanda, a indústria consegue atendê-la, afirmou.

    Porém, dados apresentados pelo engenheiro de Comunicações da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), André Felipe Trindade, 80% das residências brasileiras ainda têm TV de tubo, e 59% da população do País não sabe o que é TV digital.

    Subsídio do governo

    Na audiência, representantes das emissoras de TV defenderam que o governo defina rapidamente uma política de subsídio para possibilitar que a população adquira aparelhos para a recepção do sinal digital. Precisamos de política pública de distribuição de conversores para a população de baixa renda, disse o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero.

    Desligar a TV analógica poderá privar a população de ver TV, ressaltou também o diretor-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Flávio Lara Resende. O governo só deve realizar o desligamento, em cada cidade, após 100% da população ter acesso à TV digital, complementou. Além disso, ambos defenderam um plano de comunicação abrangente do governo para esclarecer a população sobre a transição.

    Crítica aos subsídios

    Já o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ) criticou a possibilidade de o governo subsidiar a aquisição de aparelhos para recepção do sinal digital pela população de baixa renda. Como a televisão é uma atividade comercial e lucrativa, não acredito que a solução para a população ter acesso à TV digital seja recorrer a recursos públicos, opinou. Ele acrescentou ainda que, com a convergência tecnológica, as novas gerações não assistem mais TV pelo aparelho, e sim pela internet.

    A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), por sua vez, também destacou o desconhecimento dos consumidores em relação à digitalização da televisão. Há despreparo do usuário do serviço, com deficit de informação sobre a TV digital, salientou. Para a secretária Patrícia Ávila, as campanhas de conscientização devem ser feitas principalmente pelas próprias emissoras.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268414
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tv-analogica-so-acabara-apos-acesso-de-toda-a-populacao-a-tv-digital-diz-governo/111974524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)