Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso buscou dar respostas às demandas das ruas, diz Renan Calheiros

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    Último a discursar na abertura dos trabalhos legislativos deste ano, encerrada há pouco, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que os trabalhos das duas Casas do Congresso, no ano passado, buscaram dar respostas às demandas das ruas. O Brasil está mudando e as instituições que não captarem esse novo momento correm o risco de perderem credibilidade, sustentou.

    Segundo Calheiros, para responder a essas cobranças populares, o Legislativo votou mais de 40 propostas em menos de 20 dias. Dentre os projetos aprovados, o presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, destacou alguns, como a proposta de emenda à Constituição dos empregados domésticos, que iguala os direitos dessa categoria aos dos demais trabalhadores, o Estatuto da Juventude, a responsabilização criminal de empresas que obtiverem vantagem com corrupção e outra que define organização criminosa.

    Ainda conforme Calheiros, do total de leis aprovadas em 2013, 53% nasceram de propostas dos parlamentares. Para o senador, isso demonstrou que o Congresso Nacional é capaz de reunir maiorias para propor políticas públicas de maneira autônoma.

    Renan Calheiros destacou também que, no ano passado, o Congresso eliminou décimo terceiro e décimo quarto salários de parlamentares e aplicou acordão do Tribunal de Contas da União que obriga as duas Casas a aplicar o teto salarial do funcionalismo a seus funcionários. Adotamos também um novo rito para apreciação de vetos, acrescentou.

    Na extensa agenda legislativa mencionada por Calheiros, que aguarda votação, estão propostas com o código de usuários do serviço público, a que transforma corrupção em crime hediondo, aquela que exige ficha limpa para servidores dos três Poderes e a que proíbe a indicação de cônjuges e parentes para suplentes de senadores.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-buscou-dar-respostas-as-demandas-das-ruas-diz-renan-calheiros/112554525

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)