Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Índios são alvo de ataques sistemáticos do Congresso, reclama assessor

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    O assessor da Articulação dos Povos Indígenas, Paulino Montejo, criticou, há pouco, a PEC 215/00, que submete ao Congresso Nacional a decisão final sobre a criação de áreas indígenas e de conservação ambiental. Para ele, só há um objetivo, liberar os territórios indígena para exploração descontrolada dos recursos hídricos, minerais, e do agronegócio que avança sobre novas terras.

    Montejo, que participa de audiência na Comissão de Direitos Humanos, reclamou que as terras indígenas, bem como as dos quilombolas, são alvo de ataques sistemáticos e de uma ofensiva de grupos conservadores do Congresso Nacional.

    Para Montejo, o Executivo também tem responsabilidade no aumento dos conflitos das terras indígenas. Ele citou o decreto que permite a ação das Forças Armadas na solução de conflitos em empreendimentos que estão sendo combatidos e questionados por movimentos sociais, aumentando a repressão sobre índios, sem-terras e quilombolas.

    Na avaliação do assessor, o estado brasileiro está na contramão da história e indo contra a própria Constituição, que é exemplo para vários outros países latino-americanos na defesa dos interesses indígenas.

    A audiência continua no plenário 9.

    Continue acompanhando essa cobertura.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indios-sao-alvo-de-ataques-sistematicos-do-congresso-reclama-assessor/117323187

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)