Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Educação proíbe uso de celulares em escolas de ensino básico

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (3) a proibição do uso de telefones celulares por alunos e professores nas salas de aulas das escolas de educação básica de todo o País.

    O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Angela Portela (PT-RR), ao Projeto de Lei 2246/07 , do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). A proposta original proíbe o uso de celulares em todas as escolas públicas do País.

    Outras propostas

    O substitutivo também inclui dois outros projetos que tramitam apensados e tratam do mesmo tema:

    - o PL 2547 /07, do deputado Nilson Mourão (PT-AC), que veda o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sem fins educacionais, em salas de aula ou quaisquer outros ambientes em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais, nos

    ensinos fundamental, médio e superior das escolas públicas do País.

    - O PL 3486 /08, do deputado Eliene Lima (PP-MA), que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis nos estabelecimentos de educação básica e superior, com exceção dos casos em que forem autorizados pelo professor ou administração da escola, com vistas ao desenvolvimento de atividades pedagógicas.

    Ambiente pedagógico

    A relator observa que o problema está mais focalizado no uso de telefones celulares "e é nesse dispositivo que a lei deve se concentrar". Além disso, ressalta, em virtude da convergência tecnológica, são os celulares que vêm crescentemente incorporando as demais funções dos eletrônicos portáteis, como jogos, tocadores de música e mesmo o acesso a canais televisivos.

    Na avaliação de Angela Portela, o objetivo das propostas é "assegurar a essência do ambiente pedagógico que deve prevalecer na escola. Sendo assim, a preocupação não deve se restringir aos estabelecimentos públicos, mas a todos aqueles que integram a educação básica".

    Ela relata também que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro já adotaram legislação semelhante. A parlamentar destaca que, com freqüência, professores e gestores das escolas se queixam do "uso indevido, quiçá abusivo," desses aparelhos.

    "Entre os mais citados estão o troca-troca de torpedos, os jogos, as colas e as conversas ao telefone, mas há também menção a conteúdos relacionados com

    pornografia e violência."

    Tramitação

    O projeto segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Notícias relacionadas:

    Defesa do Consumidor rejeita proibição de celular em bancos

    Reportagem - Maria Neves

    Edição - Newton Araújo

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11792
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/educacao-proibe-uso-de-celulares-em-escolas-de-ensino-basico/1204929

    Informações relacionadas

    Renato Junior, Programador de Internet
    Artigoshá 9 anos

    Uso de celular na sala de aula, proibido?

    DellaCella Souza Advogados, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    Juiz nega dano moral a aluno que teve celular tomado em sala de aula

    Brendw Tiete Aires, Advogado
    Modeloshá 10 meses

    (Modelo) Termo de Ciência - Uso do Aparelho Celular Particular no Horário do Expediente

    RECOMENDAÇÃO:Uso de celular nas escolas será restrito

    Lei proíbe uso de celulares nas aulas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)