Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU defende entendimento de Temer sobre trancamento da pauta

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Secretaria-Geral de Contencioso da Advocacia-Geral da União defendeu o novo entendimento da Câmara dos Deputados que permite a análise de determinadas matérias mesmo quando a pauta da Casa estiver trancada por medidas provisórias.

    Pela interpretação de Temer, as propostas de emenda à Constituição, os projetos de lei complementar, as resoluções e os decretos legislativos podem ser votados em sessões extraordinárias, mesmo com a pauta trancada por MPs nas sessões ordinárias, porque as MPs não podem tratar dos temas reservados a essas propostas (segundo o artigo 62 da Constituição).

    Essa nova interpretação está sendo questionada por três deputados no Supremo Tribunal Federal: os líderes do PPS, do DEM e do PSDB, deputados Fernando Coruja (SC), Ronaldo Caiado (GO) e José Aníbal (SP).

    Temer comentou o parecer da AGU. "Acho que vai facilitar muito a decisão do Supremo. Nós temos um despacho denso do ministro Celso de Mello, e a manifestação da Advocacia-Geral da União facilitará muito o julgamento. E aqui já estamos aplicando a minha interpretação, com a concordância de todos os líderes, e com isso estamos votando matérias relevantíssimas para o País. Hoje votamos projetos (PL 7127/02 , PL 5829/05 importantíssimos para a sociedade brasileira. É claro, com a decisão final do Supremo isto ficará definitivamente assentado. Acho útil para a Câmara, e a partir daí, seguramente o Senado vai aplicar essa fórmula."

    O presidente da Câmara espera que ainda neste mês, antes do recesso do Poder Judicíário, o Supremo Tribunal Federal vote a questão.

    CPI da Dívida Pública

    Michel Temer também falou que a CPI da Dívida Pública pode ser instalada ainda nesta quinta-feira.

    Criada pela mesa da Câmara em dezembro, a partir de requerimento do deputado Ivan Valente (Psol-SP), a comissão vai investigar o pagamento de juros da dívida pública da União, Estados e Municípios, e os beneficiários desses pagamentos.

    Notícias relacionadas:

    Com liminar do STF, Temer quer adotar nova interpretação sobre MPs

    Oposição pede ao STF urgência em julgamento sobre MPs

    STF diz que decisão sobre tramitação de MPs será rápida

    PPS, DEM e PSDB entram no STF contra mudança no rito de MPs

    Temer: medidas provisórias não vão mais paralisar o Plenário

    Reportagem - Eduardo Tramarim/Rádio Câmara

    Edição - Patricia Roedel

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-defende-entendimento-de-temer-sobre-trancamento-da-pauta/1345945

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)