Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Projeto permite uso do FGTS para pagar viagens de turismo

Publicado por Câmara dos Deputados
há 10 anos

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 7275/14 permite ao trabalhador utilizar até 30% dos recursos de sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para custear viagens de turismo. Para isso, as viagens devem ocorrer dentro do território nacional, e o interessado deve ter pelo menos cinco anos de trabalho com carteira assinada.

De acordo com o autor do projeto, deputado Valadares Filho (PSB-SE), a medida vai estimular o setor de turismo no Brasil, com impactos positivos para amplos segmentos da população.

O deputado afirma que os brasileiros respondem por 85% do turismo interno. Entretanto, ainda existe potencial para crescimento da participação do setor turístico no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que é de 3,6% - aproximadamente R$ 132 bilhões, argumenta.

Valadares Filho aponta que, entre 2005 e 2011, os deslocamentos nacionais (entre municípios e entre estados) apresentaram aumento de 37%. Ele ressalta ainda que, em 2012, 4,3 milhões de turistas brasileiros viajaram pelo País, gastando, em média, R$ 1.148 por viagem. Esse volume demonstra o quanto o setor de turismo é pródigo em redistribuir riquezas.

Tramitação

O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Turismo; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268412
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1457
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-permite-uso-do-fgts-para-pagar-viagens-de-turismo/136152033

Informações relacionadas

Xarmeni Neves, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de Agravo de Instrumento junto à Justiça Federal - adequado ao Novo CPC

Juliana Heincklein, Advogado
Artigoshá 2 anos

Optei pelo saque aniversário, fui demitido, e agora?

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E por que não liberar o uso para que o empregado possa sanar dívidas? A limitação de movimentação do FGTS, que é um valor que pertence ao empregado é descabida. O empregado deveria ter o direito de administrar seu FGTS da forma que lhe interessar e for-lhe conveniente, pois, cada pessoa conhece suas prioridades. Enquanto o governo limitar esta movimentação estamos diante de um "confisco" disfarçado. O FGTS é do empregado e não do empregador ou do Estado. O Estado é que tem se apropriado do mesmo, sem consultar o empregado, para aplicar sabe-se lá onde (e dizem que é em moradia própria, mas, considerando o déficit de moradia em que o País passa, sei não!) continuar lendo

Mais simples: libera o saque do FGTS para qualquer finalidade. Tem que acabar essa sanha de cuidar da vida das pessoas. continuar lendo

Em suma, vamos, finalmente, acabar com o FGTS. Não tem sentido existir. Trata-se apenas de mais uma apropriação da renda do trabalhado pela União. continuar lendo

Eu não tiraria um centavo do meu FGTS para viajar no Brasil...
Vejam que se trata de mais um lobi das aéreas que cobram preços absurdos por pacotes nacionais......
Vou para o exterior que custa menos e me tratam como ser humano.
Aqui vou ser mal atendido e explorado..a exemplo do que aconteceu na copa... continuar lendo