Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plenário lotado homenageia ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    Parlamentares, autoridades, familiares e militantes do PSB participaram, nesta terça-feira (2), da sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem aos ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares, mortos em um acidente aéreo no dia 13 de agosto.

    Em um plenário lotado, deputados destacaram o bom humor e o legado deixado pelos dois, e a família foi homenageada com uma placa que celebra os relevantes serviços prestados pelos ex-deputados. Vários parlamentares citaram a última frase pública de Campos: Não vamos desistir do Brasil.

    O jatinho que levava o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e sua equipe caiu em um bairro residencial de Santos. O acidente também vitimou o ex-deputado Pedro Valadares, assessor da campanha; o assessor de imprensa de Campos, Carlos Percol; o fotógrafo Alexandre Severo; o cinegrafista Marcelo Lyra; e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha.

    O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, destacou que Campos e Valadares tinham em comum o projeto de tornar o Brasil um lugar em que não faltasse a um único brasileiro trabalho, pão, educação, saúde, teto, e segurança e disse que as ações de Eduardo servirão sempre de exemplo. A despeito da sua juventude, é grande o legado deixado por ele: sua bem sucedida trajetória no governo de Pernambuco e a sua maneira de fazer política servem de paradigma para todos nós, comprometidos com a constituição de um Brasil mais próspero, justo e solidário, declarou.

    Familiares

    Os familiares de Campos e Valadares se comprometeram em continuar os compromissos dos dois. Filho de Pedro Valadares, Rodrigo Valadares salientou o jeito brincalhão do pai e a parceria de cerca de 20 anos com Eduardo Campos. A viúva do presidenciável, Renata Campos, afirmou que a Câmara foi o cenário em que Eduardo e Pedro Valadares fizeram a boa política, defendendo seu povo em busca de justiça.

    Acompanhada dos cinco filhos do casal, Renata Campos se emocionou e comentou que estaria junto do marido no amor, nos sonhos e na fé. Um homem que tem ideias e ideais não morre nunca. Eduardo marca seu tempo. O Brasil jamais será o mesmo. Dudu, continuaremos firme na sua luta, prometeu. A mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) e outros familiares também participaram da sessão.

    Lealdade partidária

    Cercado pelos deputados da bancada do PSB, o líder do partido e vice na chapa presidencial de Marina Silva, deputado Beto Albuquerque (RS), comentou que Valadares e Campos deixaram lembranças de compromisso com a boa política, com a lealdade partidária e com a decência no trato da coisa pública.

    Afirmou ainda que a tragédia aérea não vai interromper os ideais de Eduardo Campos. É muito difícil de compreender, mas é fácil de superarmos [o acidente] por meio das palavras do próprio Eduardo: Não podemos deixar nada pela metade. Esse partido e essa bancada não deixarão pela metade a caminhada iniciada por Eduardo Campos, declarou Albuquerque.

    Convivência

    As trajetórias políticas de Campos e Valadares foram lembradas principalmente por deputados nordestinos, que tiveram maior convivência com os dois. Os parlamentares enalteceram o sucesso de Eduardo Campos como governador e a amizade e compromisso de Pedro Valadares. Pedrinho era uma figura extraordinária, ninguém conseguia ficar chateado com ele, disse o líder do PSC, deputado Andre Moura (SE). Albuquerque acrescentou que Valadares era o sorriso da campanha.

    O líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), recordou que ele e Campos choraram juntos por cinco minutos quando foi comunicá-lo de sua saída do PSB. Foi um momento muito duro, frisou.

    Esperança

    Para o líder do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), o acidente aéreo nos deixou órfãos de esperança e de realizações. O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), salientou que, mesmo fazendo oposição a Campos, reconhece as qualidades de Campos, como a amor pela família. Ele foi um vencedor na política, sonhou com um estado mais justo e um Brasil melhor. Infelizmente, não teve oportunidade de colocar em prática seus planos para o País, declarou Filho.

    O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), comentou que o sonho do ex-governador de Pernambuco e de Pedro Valares é partilhado pelos parlamentares da legenda. Em que pese neste momento eleitoral estarmos em caminhos diferentes, todos tínhamos um objetivo comum: a luta pela dignidade humana, sustentou.

    Exemplo

    Para o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), os exemplos deixados por Campos e Valadares devem ser diretrizes para todos os que permanecem na vida pública.

    Já o líder do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (BA), disse que Campos era protagonista da renovação política brasileira. Uma sólida história familiar, um excelente gestor e governador do estado de Pernambuco, citou.

    A grande capacidade de negociação de Eduardo Campos foi lembrada por Augusto Coutinho (SD-PE). Segundo ele, quando morreu, Eduardo vivia sua plenitude política, sem medo ou rancor. O deputado destacou ainda a proximidade de Campos com a população e sua forma de fazer política, com clareza e ética, com a palavra empenhada e falando a língua do povo.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-lotado-homenageia-ex-deputados-eduardo-campos-e-pedro-valadares/137113466

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)