Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputada anuncia que comissão sobre alimentação será instalada

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A deputada Emília Fernandes (PT-RS) anunciou nesta quarta-feira que o presidente Michel Temer vai instalar na próxima semana a comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 47 /03, do Senado. A medida inclui a alimentação entre os direitos sociais previstos no artigo da Constituição . O anúncio foi feito após encontro de um grupo de representantes de movimentos sociais, do cineasta José Padilha, e de deputados com o presidente.

    A pedido de Emília Fernandes, José Padilha esteve na Casa para exibir seu documentário "Garapa" em audiência conjunta da Comissão de Legislação Participativa da Câmara com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

    Premiada com o Urso de Ouro do Festival de Berlim deste ano, a obra mostra o cotidiano de três famílias cearenses em situação de miséria. Durante 30 dias, Padilha acompanhou a luta dessas famílias contra a fome. Em muitas situações, a garapa - mistura de água com açúcar - é o único alimento de que essas populações dispõem.

    De acordo com José Padilha, estatísticas do Instituto Brasileiro de Análises Econômicas (Ibase), do ano passado, mostram que 11,5 milhões de brasileiros ainda passam fome. No mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) esse número já chega a um bilhão.

    Campanha pela aprovação

    Durante a reunião, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) também lançou a campanha "Alimentação: direito de todos". O principal objetivo da mobilização é cobrar dos deputados a votação rápida da PEC, aprovada no Senado em 2003.

    Os deputados presentes esperam que a medida seja aprovada até 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, Nazareno Fonteles (PT-PI), afirmou que todos os partidos já indicaram seus integrantes para a comissão, que, com isso, está pronta para ser instalada.

    Para Fonteles, ao contrário de outras medidas legais, a PEC nasceu "de baixo para cima", o que facilitaria sua aprovação. "Nesse momento, nós temos uma sociedade civil mobilizada por todo o País", afirma. O deputado acredita que a medida vai permitir aos movimentos sociais ou aos cidadãos exigir do Estado assistência alimentar e aumentar o acesso da população a esse direito, da mesma forma que aconteceu com o direito à educação e à saúde após serem constitucionalizados.

    Notícias relacionadas:

    Frente parlamentar quer aprovar PEC sobre direito à alimentação

    Nutricionistas pedem aprovação de PEC sobre direito à alimentação

    Admitida PEC que torna alimentação um direito social

    Reportagem - Maria Neves

    Edição - Patricia Roedel

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputada-anuncia-que-comissao-sobre-alimentacao-sera-instalada/1448005

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)