Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da CPMI da Petrobras decidirá com líderes se cancela depoimento de Youssef

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai entrar em contato com líderes partidários neste final de semana antes de decidir sobre o pedido da defesa do doleiro Alberto Youssef para que ele não preste depoimento na comissão.

    O depoimento do doleiro acusado de comandar um esquema bilionário de desvios de recursos públicos está marcado para a próxima quarta-feira (29).

    O presidente deve definir na segunda-feira (27) que providências tomar: se dispensa Youssef, se convoca outra pessoa para depor ou se realiza uma reunião deliberativa para votação de centenas de requerimentos pendentes de análise.

    Custo do depoimento

    O custo para se levar o acusado de Curitiba onde ele está preso até Brasília deve ser considerado por Vital do Rêgo. A questão chegou a ser mencionada por parlamentares na última reunião da CPMI. Se ele não falar, vamos de novo apanhar da opinião pública e da imprensa. Vamos gastar com avião da Polícia Federal e com escolta para ele sentar-se e dizer que está em processo de delação premiada e não pode declarar nada. Acho que o senhor [Vital do Rêgo] deveria, desde logo, proteger a imagem já tão combalida da nossa CPI, afirmou o deputado Fernando Francischini (SD-PR).

    Justificativa

    A defesa de Alberto Youssef enviou ofício à comissão de inquérito alegando que seu cliente já decidiu que usará o direito de permanecer calado. Ele tem o direito constitucional de não se incriminar e a obrigação do silêncio, pois está colaborando voluntariamente com as investigações da justiça por meio de delação premiada, regida pela Lei 12.850/13.

    De acordo com os advogados, a lei dá a Youssef o direito de ter seu nome, qualificação e imagem preservados e de não ser fotografado nem filmado. Segundo os defensores, em depoimento na CPI, esses direitos poderiam ser vilipendiados, a exemplo do que ocorreu com o senhor Paulo Roberto Costa.

    O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras foi à comissão em 17 de setembro. O executivo, que deveria ter sido ouvido como investigado, fez uso do direito de não produzir provas contra ele. Na ocasião, Vital do Rêgo considerou a reunião "frustrante" e lamentou o fato de Costa ter colaborado com a Justiça, mas não com a comissão de inquérito.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-cpmi-da-petrobras-decidira-com-lideres-se-cancela-depoimento-de-youssef/147877123

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)