Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Líder do DEM diz que Cunha representa maior autonomia para o Legislativo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos

    Em entrevista à TV Câmara, os líderes do DEM, do PTB e do PSC, explicaram os motivos para o apoio ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), eleito presidente da Câmara dos Deputados, e rebateram as críticas sobre uma possível hegemonia do PMDB no Legislativo.

    O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que a candidatura de Eduardo Cunha representou uma alternativa de maior autonomia para o Legislativo. Nós adotamos a posição que era mais viável para garantir a independência do Legislativo, que deve atuar de forma autônoma. Para isso, precisamos de um presidente que assuma esta postura, disse.

    Quando questionado se a eleição do candidato do PMDB para a Câmara ensejaria hegemonia do partido no Legislativo, já que o Senado reelegeu Renan Calheiros (PMDB-AL) para a Presidência daquela Casa, Mendonça Filho discordou. A hegemonia se dá a partir do momento que o PT controle o Executivo e Legislativo. Isso não ocorre, o PMDB é um partido legítimo para ocupar o cargo de presidente. É o melhor caminho para que possamos equilibrar os poderes na República, afirmou.

    PTB e PSC

    O líder PTB, partido da base governista, deputado Jovair Arantes (GO), concordou com Mendonça Filho. Nós teremos um presidente que quer mostrar ao Brasil a independência do Legislativo, declarou.

    Para o líder do PSC, deputado Andre Moura (SE), o apoio do partido se justifica pelo desejo muito forte por um Poder Legislativo mais altivo. Se tivéssemos um presidente da Câmara petista, matérias como o orçamento impositivo e conselhos populares não teriam sido votadas. Um presidente do PMDB dará continuidade à autonomia, disse.

    Mais informações em instantes. Saiba como é a eleição da Mesa Diretora

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lider-do-dem-diz-que-cunha-representa-maior-autonomia-para-o-legislativo/164300137

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)