Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direitos Humanos debaterá sistema de cotas para afrodescendentes

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai realizar audiência pública, em parceria com a Ouvidoria Parlamentar , para debater o sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades públicas. A reunião foi aprovada na última quarta-feira (2), mas ainda não tem data definida.

    O debate foi pedido pelo Conselho de Defesa dos Direitos dos Negros do Distrito Federal, por meio da Ouvidoria Parlamentar. Na opinião do presidente da comissão, deputado Luiz Couto (PT-PB), "esse é um assunto que tem de ser debatido exaustivamente para que a sociedade tenha consciência da dívida que a nação tem com os negros brasileiros".

    O parlamentar afirma que reconhecer o direito dos negros ao uso do sistema de cotas tornou-se imperativo. "É imprescindível [a criação de cotas] para a superação das profundas desigualdades sociais e raciais que continuam nos constrangendo perante a opinião pública internacional."

    Couto acrescenta que tem sido constatada a desvantagem que os descendentes de escravos levam durante o processo de formação educacional, acadêmica e profissional. Couto ainda ressaltou que uma parcela da população afrodescendentes merece ser homenageada por ter conseguido superar dificuldades social e institucional sem qualquer incentivo e privilégio.

    Convidados

    Serão convidados para a audiência pública:

    - o ministro da Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos;

    - o ouvidor da Seppir, Humberto Adami;

    - o procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos;

    - o advogado-geral da União, Antonio Toffoli;

    - o reitor da Universidade de Brasilia (UnB), José Geraldo;

    - o representante do jornal Irhoin, Edson Cardoso;

    - o diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Mário Theodoro;

    - o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo; e

    - o professor Nelson Inocêncio.

    Notícias relacionadas:

    Direitos Humanos defende vigência de lei das cotas no Rio Estatuto da Igualdade Racial pode ser votado nesta quarta Estatuto da Igualdade Racial: sem acordo, votação fica para o dia 9

    Da Redação/ RCA

    Colaboração - Laís Braz

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-humanos-debatera-sistema-de-cotas-para-afrodescendentes/1857206

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)