Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara rejeita certidão negativa de débito ambiental

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Mendonça explica que legislação vigente já prevê punição para empresas por crime ambiental. A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei 2153/07 , do deputado Vander Loubet (PT-MS), que cria a Certidão Negativa de Débito Ambiental (CNDA), uma espécie de nada consta para as empresas poderem participar de licitações públicas.

    Tramitando em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., a proposta será arquivada, a menos que haja recurso para que seja votado pelo Plenário.

    A rejeição foi defendida pelo relator, deputado Félix Mendonça (DEM-BA). Ele disse que a legislação em vigor (Lei 9.605/98) já exclui as empresas punidas por crimes ambientais dos processos licitatórios. As empresas também ficam impedidas de obter empréstimos e financiamentos públicos.

    Não se justifica, portanto, a aprovação de novo diploma legal, com o objetivo de estabelecer essas mesmas sanções, disse o relator. Ele afirmou ainda que a certidão negativa representaria mais um entrave burocrático para as empresas brasileiras, que, na sua opinião, já convivem com normas legais e regulamentares confusas.

    Íntegra da proposta: PL-2153/2007

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-rejeita-certidao-negativa-de-debito-ambiental/2134009

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)