Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova isenção de custo processual para órgãos classistas

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Almeida diz que os conselhos profissionais são entidades de interesse público. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (24) o Projeto de Lei 1584/07 , do deputado Vander Loubet (PT-MS), que isenta de custos processuais as entidades fiscalizadoras do exercício profissional.

    O relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), apoiou o projeto por considerar que essas entidades são de interesse público. Pela Consolidação das Leis do Trabalho, são isentos do pagamento de custas a União, os estados, o Distrito Federal, os municípios e as autarquias e fundações que não explorem atividade econômica.

    O relator lembrou que as entidades fiscalizadoras de classe foram excluídas do benefício por meio de lei proposta pelo Executivo, quando se discutia a natureza jurídica dessas entidades. A Lei 9.649/98, que organiza a Presidência da República e os ministérios, determinou que os serviços de fiscalização de profissões regulamentadas seriam exercidos em caráter privado, por delegação do poder público, o que foi alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

    O parlamentar lembrou que, em 2002, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que esse serviço constitui atividade típica do Estado, porque envolve poder de polícia, poder de tributar e de poder punir, que são insuscetíveis de delegação.

    Tramitação

    O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-isencao-de-custo-processual-para-orgaos-classistas/2135437

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)