Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalho aprova prazo para empregado apresentar atestado médico

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    O relator Paulo Rocha disse que o projeto também beneficia os patrões. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 4370/08 , do ex-deputado Ronaldo Leite, que estabelece prazos para a entrega de atestado médico ou odontológico que dispense o empregado do trabalho.

    Conforme o texto aprovado, quando o período de afastamento for igual ou inferior a cinco dias o documento poderá ser apresentado pelo trabalhador no dia do retorno. No caso de afastamentos mais longos, o atestado terá de ser entregue até cinco dias após o início do período de ausência ao trabalho.

    A proposta estabelece, no entanto, que esses prazos só serão respeitados se não houver disposição sobre o assunto em convenção coletiva.

    Lacuna na CLT

    O relator na comissão, deputado Paulo Rocha (PT-PA), defendeu a aprovação da matéria. Segundo ele, o projeto supre uma falha da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452/43), que não fixa prazos para a entrega dos atestados.

    O parlamentar lembrou que essa lacuna tem gerado inconvenientes para os trabalhadores. "Frequentemente, eles são obrigados a interromper o repouso feito por orientação médica ou ficam na dependência de outras pessoas só para levar o comprovante à empresa", disse.

    Rocha complementou que a proposta também beneficia os patrões, pois o texto prevê a possibilidade de demissão por justa causa de quem apresentar atestados falsos.

    Validação

    O projeto determina ainda que a empresa terá de pagar o deslocamento do empregado quando exigir a validação do atestado em local fora do trabalho.

    Segundo o texto aprovado, todo o tempo usado para validar o documento será computado como de trabalho efetivo.

    Tramitação

    O projeto ainda será analisado em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

    Íntegra da proposta: PL-4370/2008

    • Publicações97724
    • Seguidores268408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4854
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalho-aprova-prazo-para-empregado-apresentar-atestado-medico/2210785

    Informações relacionadas

    Thiago Noronha Vieira, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Qual prazo para apresentar atestado médico no trabalho?

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 14 anos

    Trabalho aprova prazo para apresentação de atestado médico

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - RECURSO ORDINÁRIO: RO XXXXX-51.2015.5.01.0048

    Academia Brasileira de Direito
    Notíciashá 15 anos

    Horário de empregado ir ao banheiro pode ser controlado pelo patrão, diz TST

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    Pais poderão faltar ao trabalho para participar de reunião em escola de filho

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    o projeto tornou-se lei continuar lendo

    o projeto tornou-se lei, ainda não consta da CLT continuar lendo

    adorei esse informativo, tirou bastante minhas duvidas em relação ao prazo de entrega de atestado medico no local de trabalho. É sempre bom termos conciencia sobre nossos direitos. continuar lendo