Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara aprova Semana da Consciência Negra para todo o país

    Pelo texto, toda a semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada a ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Câmara aprova Semana da Consciência Negra no âmbito da administração pública federal. De acordo com proposta (PL 331/07) do deputado José Guimarães, do PT cearense, toda a semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada a ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra, com foco no respeito à diversidade religiosa e no combate ao racismo e a outras formas de discriminação. Essas ações serão realizadas diretamente pelos órgãos governamentais ou mediante convênio com ONGs dos movimentos sociais, sobretudo o negro. Atualmente, o 20 de novembro já é considerado o Dia Nacional da Consciência Negra (Lei 10.639/03), em referência à data em que Zumbi dos Palmares, principal símbolo da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695. Uma das relatoras da proposta, a deputada Tia Eron, do PRB baiano, afirma que a Semana da Consciência Negra será mais um instrumento de luta contra o preconceito e de valorização da história e da cultura afrobrasileira.

    "Criar essa consciência é mostrar a necessidade de ainda discutirmos essa matéria porque parte da sociedade prefere desconhecer e incinerar a história. As relações institucionais têm muito da questão da discriminação. Cabe aos órgãos públicos promover palestras, reuniões e debates com especialistas, mostrando o que é o Brasil sob os pontos de vista cultural e racial".

    Coordenadora da Frente Parlamentar Mista Brasil-África com Participação Popular e Enfrentamento ao Racismo, a deputada Benedita da Silva, do PT fluminense, também defendeu a proposta como forma de mobilização por direitos.

    "É uma semana para que possamos fazer resgates históricos da escravidão e da discriminação. Que possa ser também uma semana de reflexão em torno das leis que não foram cumpridas. O Estatuto da Igualdade Racial é um estatuto que ainda precisa ser executado nos municípios e nos estados. Poderíamos fazer esse grande debate para que não fique apenas como uma semana de protesto: é uma semana sobretudo de cobrança".

    A proposta de criação da Semana da Consciência Negra tem tramitação conclusiva nas Comissões de Cultura, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça da Câmara, onde já foi aprovada. Se não houver recurso para votação no plenário da Câmara, o texto seguirá diretamente para a análise do Senado.

    Reportagem — José Carlos Oliveira
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-semana-da-consciencia-negra-para-todo-o-pais/252910364

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)