Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão rejeita perdão a dívidas de beneficiados pelo programa Luz no Campo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei (PL 661/07 e apensados), do ex-deputado Wellington Fagundes, que perdoa as dívidas dos consumidores de energia elétrica contraídas no âmbito do programa de universalização de energia no meio rural “Luz no Campo”, instituído em 1999.

    Segundo o autor, a proposta busca estabelecer a equidade entre os consumidores beneficiados pelos programas “Luz no Campo” e o programa “Luz para Todos”, criado em 2003, com o objetivo levar energia elétrica gratuitamente à população do meio rural. Diferentemente do “Luz para Todos”, o “Luz no Campo” exigia dos consumidores uma contrapartida, na forma de financiamentos a serem saldados por meio de parcelas cobradas nas faturas de energia elétrica.

    Pela proposta, os gastos com a anistia seria cobertos com recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), provenientes de cotas anuais pagas por todos os agentes que comercializem energia com o consumidor final.

    Comprometer programas
    O parecer da relatora, deputada Tereza Cristina (PSB-MS), foi pela não implicação da matéria em aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas e, no mérito, pela rejeição da proposta.

    Segundo ela, os recursos da CDE estão atualmente voltados, dentre outros fins, para o desenvolvimento energético dos estados; a promoção da competitividade da energia produzida a partir de fontes eólica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, gás natural e carvão mineral nacional; e a promoção da universalização do serviço de energia elétrica, o que inclui as tarifas especiais para consumidores de baixa renda.

    “Uma vez que a CDE tem várias finalidades, verifica-se que a possibilidade de utilização de seus recursos para financiar a proposta pode comprometer outros programas atendidos por esse encargo. Poderia, assim, prejudicar até mesmo a essência do programa Luz para Todos”, salientou.

    Tramitação
    Já aprovado pela Comissão de Minas e Energia, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Lara Haje
    Edição – Regina Céli Assumpção

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-rejeita-perdao-a-dividas-de-beneficiados-pelo-programa-luz-no-campo/253435767

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)