Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão rejeita projeto que descriminaliza extração de ouro sem permissão oficial

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    A Comissão de Minas e Energia rejeitou na quarta-feira (21) o Projeto de Lei 6700/09 , do deputado Odair Cunha (PT-MG), que descriminaliza a extração de ouro feita sem autorização do Ministério de Minas e Energia.

    José Otávio Germano: medida poderia incentivar a extração ilegal de ouro. O relator da proposta, deputado José Otávio Germano (PP-RS), apresentou parecer pela rejeição, considerando que a medida poderia incentivar a atividade de extração ilegal do minério. A exclusão da extração de ouro, sem a devida autorização, dos crimes contra o patrimônio, ensejaria um significativo aumento no descaminho desse bem mineral e poderia instigar e até financiar as atividades criminosas em nosso país, afirmou o relator.

    O projeto altera a Lei 8.176/91 , que define crimes contra a ordem econômica. Atualmente, o Ministério de Minas e Energia é responsável por espedir a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG). Extrair ouro de minas que não possuam tal autorização é considerado crime contra o patrimônio da União, na modalidade de usurpação. O metal garimpado ilegalmente não pode ser utilizado em operações no mercado financeiro nem na execução da política cambial do País.

    Tramitação

    O projeto ainda será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois será votado no Plenário.

    Íntegra da proposta: PL-6700/2009

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-rejeita-projeto-que-descriminaliza-extracao-de-ouro-sem-permissao-oficial/2844765

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)