Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto quer padronizar uniformes para presidiários

    Apesar de os estabelecimentos penais obrigarem o uso de uniformes pelos presos, a regra não está prevista na lei de Execução Penal, nem existe um modelo nacional padrão

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Está na Comissão de Constituição e Justiça projeto que obriga o uso de uniforme por presidiários. A proposta (PL 803/15) foi aprovada em novembro passado por unanimidade na Comissão de Segurança Pública. O relator da proposta na Comissão de Segurança Pública, Lincoln Portela (PR-MG), defende a importância do uniforme para facilitar a identificação do preso.

    "Para que não tenhamos penitenciárias com presos com calça jeans e camiseta branca, com presos de bermuda, com presos de qualquer maneira e que coloca uniforme apenas quando ele vai comparecer diante do juiz. É importante que ele tenha o seu uniforme até para ficar mais fácil a identificação pelo próprio agente penitenciário, pela própria polícia."

    Atualmente, no Brasil, cada unidade da federação estabelece as regras de vestimenta dos presidiários. Em alguns não há uniformes, mas em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o uniforme é laranja, em Minas Gerais é vermelho e em São Paulo, calça amarela e camiseta branca. Como também não há um padrão nacional de uniforme, o projeto resolve isso ao atribuir ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, um dos órgãos da execução penal, a responsabilidade de definir uma padronização única, mas apropriada ao clima e com uniforme diferente apenas no caso de presos provisórios, para não estigmatizar quem aguarda julgamento.

    Segundo o relator, a padronização nacional do uniforme dá maior garantia de que o Brasil cumpra compromissos internacionais, como os estabelecidos em 1955 em Genébra no Primeiro Congresso sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. É com essa preocupação que o substitutivo de Lincoln Portela não prevê o uso de uniformes no transporte de presos e em compromisso fora dos presídios, pois isso fere as "Regras Mínimas de Tratamento de Prisioneiros" estabelecidas pela ONU.

    O deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) apresentou voto em separado porque o projeto não esclarece quem vai custear os uniformes dos cerca de 600 mil presidiários brasileiros. Ele defende que estabelecimentos especializados comercializem os uniformes ou, de preferência, que sejam fabricados pelos próprios presos e vendidos a eles a preço de custo. Ele defende a gratuidade do uniforme apenas para o preso que comprovar poucos recursos ou que estiver inscrito em programas sociais.

    "Porque o Estado não pode bancar uniforme dos presidiários. Hoje as condições já são precaríssimas. O cidadão não tem como bancar esses uniformes. Eu acho que a própria estrutura prisional poderia financiar e bancar a fabricação dos uniformes, o que já é feito em alguns estados brasileiros."

    O projeto que estabelece uniforme para presidiários é de autoria do deputado Alberto Fraga (DEM-DF) e deverá ser agora analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

    Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-quer-padronizar-uniformes-para-presidiarios/291777581

    Informações relacionadas

    Auriney Brito, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Roupas de carceragem no Júri e a dignidade da pessoa humana

    Freelancer Jurídico, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável Cumulada com Partilha de Bens

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 8 anos

    Comissão aprova padronização para uniformes de presos

    Dr. José Sant'Ana Vieira., Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Regras para visita de presos em unidades prisionais

    Evinis Talon, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    As maiores penas do Código Penal

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Eu sei que o uniforme de presidiário da Papuda é de cor branca. Um amigo que já cumpriu pena na Papuda disse-me que o uniforme é fornecido pelo detento ou a família dele, e não pelo estabelecimento prisional.
    Se eu for preso, sou eu que deverei providenciar meu uniforme? continuar lendo

    Por que vocês não dão prioridade aos estudantes que, infelizmente a maioria não têm como custear seus uniformes? Vocês estão preocupados se o preso tem ou não condições de se bancar. Ora não enche o saco com esse discurso acovardado. Minha indignação é saber que não vai uma comissão às escolas pra, pelo menos vir como nossas crianças e adolescentes se encontram. Fica aqui a minha indignação. continuar lendo

    Eu fiz uma consulta sobre disponibilidade de uniforme caso eu seja preso no Complexo Prisional da Papuda, em Brasília. Soube que o próprio detento ou seus familiares devem fornecer o uniforme na chegada do detento no CDP ou no Presídio. Quero saber se isso deverá ocorrer caso seja preso. continuar lendo

    Boa tarde , Estou com dúvidas a respeito do uso de uniforme para os detentos. Eu concordo que têm que haver sim mas o Estado que teria que fornecer e não a família que muitos já lutam com dificuldades. O Estado do Acre além de não fornecer ainda dificultam a entrega do uniforme feita por familiares ao detento. E porque O Estado do Acre não fornece???? continuar lendo

    Acho que todos os estabelecimentos prisionais deveriam fornecer os uniformes de seus detentos. continuar lendo