Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conceito de família envolve a possibilidade de procriação, diz consultor

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    O consultor da Câmara e advogado Francisco Lúcio Pereira Filho afirmou há pouco que a Comissão de Seguridade Social e Família deve refletir sobre qual é o conceito de família que quer estabelecer ao analisar o Projeto de Lei 6297/05. A proposta permite a inclusão como dependente, para fins previdenciários, de companheiro ou companheira homossexual dos segurados do INSS. A comissão promove, nesta manhã, audiência pública para debater a matéria.É preciso analisar se o relacionamento sexual tem os mesmos atributos da família, que legitimam a concessão do benefício previdenciário", disse. Para ele, o conceito de família envolve a possibilidade de procriação.

    Acompanhe o debate ao vivo.

    Na visão do advogado, aprovar o projeto de lei poderia gerar discriminação para pessoas que também mantêm relação estável de afeto e convívio permanente, mas não fazem sexo entre si, como irmãs solteiras ou filhas celibatárias com pais viúvos. Segundo o consultor, se o princípio de igualdade é evocado pelos homossexuais, também poderá ser evocado por essas pessoas. Mas a inclusão de todas essas pessoas na Previdência poderia gerar custos muito grandes para a sociedade, disse.

    Para o consultor, os militantes da causa homossexual estão conseguindo direitos sem existirem leis que os fundamente. Ele afirmou ainda que aprovar o projeto de lei pode afetar a sustentabilidade da sociedade brasileira em financiar o seu sistema previdenciário.

    A audiência acontece no plenário 7.

    Continue acompanhando esta cobertura.

    Tempo real: 11:04 - Projeto que inclui parceiro homossexual na Previdência não inova, diz procurador

    10:57 - Mais de 1,7 mil pensões para casais do mesmo sexo são concedidas pela Previdência

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações201
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conceito-de-familia-envolve-a-possibilidade-de-procriacao-diz-consultor/2920847

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)