Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Parecer do projeto que cria Sistema Nacional de Educação aguarda votação na Comissão de Educação

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O relator do projeto (PLP 413/14) que prevê a criação do Sistema Nacional de Educação, deputado Glauber Braga (Psol-RJ), apresentou parecer em dezembro passado, meses antes do prazo previsto. O Sistema Nacional faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na Câmara em 2014, e que estabelece as 20 metas a serem alcançadas para melhorar a educação no Brasil nos próximos 10 anos.

    Conforme explicou o relator, esse prazo de 10 anos prevê etapas intermediárias, com ações a serem implementadas em 2016, 2017 e 2018. Uma das ações previstas para 2016 é exatamente a criação do Sistema Nacional de Educação para efetivar o que o plano determina. Glauber Braga ressalta que apresentou o relatório ainda em 2015 para dar tempo suficiente às discussões.

    "O prazo que a gente tem para aprovação é até meados de 2016, mas eu apresentei com antecedência exatamente para que essa discussão se estabeleça com a profundidade necessária, envolvendo todos aqueles que têm acúmulo na área de educação no nosso país."

    Na pauta de discussões, destaque para o CAQ, o Custo Aluno-Qualidade. O deputado Glauber Braga explica.

    "Que é um percentual, um cálculo que tem de ser realizado para determinar a infraestrutura, a organização mínima em relação aos insumos que são necessários para garantir uma educação isonômica no Brasil."

    O parecer do projeto que cria o Sistema Nacional de Educação deve ser votado na Comissão de Educação e, depois, segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.

    De acordo com o projeto, de autoria do deputado Ságuas Moraes (PT-MT), o sistema vai coordenar a articulação a ser desenvolvida por União, estados, municípios e o Distrito Federal, em regime de colaboração, para o cumprimento de diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação.

    O texto do PNE estabelece 20 metas e 253 estratégias para serem cumpridas em uma década. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo, a valorização da carreira docente e o aumento de vagas no ensino superior, na educação técnica e na pós-graduação. Além disso, o PNE destina 10% do Produto Interno Bruto para a educação em um prazo de dez anos.

    Já o Sistema Nacional de Educação será responsável por garantir a universalização da educação no País. O sistema será coordenado pelo Ministério da Educação e englobará o sistema federal e os sistemas estaduais, do Distrito Federal e dos municípios, que também serão constituídos em lei.

    Reportagem - Idhelene Macedo
    • Publicações97724
    • Seguidores268401
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parecer-do-projeto-que-cria-sistema-nacional-de-educacao-aguarda-votacao-na-comissao-de-educacao/295998111

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)