Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto prevê que empresas privatizadas apliquem recursos na região onde atuam

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Paulo Foletto: empresas como a Vale já aplicam percentuais de lucro em regiões onde atuam. A Câmara analisa projeto que obriga as empresas incluídas no Programa Nacional de Desestatizacao a aplicar 5% de seu lucro tributável nas microrregiões em que atuam. A proposta (Projeto de Lei 2434/11), do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), inclui dispositivos à Lei 9491/97 , que regulamenta o Programa Nacional de Desestatizacao (PND).

    Pelo texto, o edital de desestatização deverá exigir que a empresa vencedora da licitação aplique 5% do seu lucro tributável em projetos sociais nas microrregiões em que atua, segundo definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A aplicação deve ser feita nos dez primeiros exercícios fiscais subsequentes à desestatização. Ao fim desse período, caberá à empresa decidir se continua ou não a aplicar recursos nas comunidades.

    Exemplo

    Paulo Foletto afirma que não se trata de uma inovação completa. Ele cita a experiência da Vale do Rio Doce, que depois de privatizada passou a se chamar Vale, e que aplica um percentual do seu lucro na região em que atua. Nossa proposta é, por meio de lei, sistematizar o emprego de uma parte dos lucros das empresas privatizadas em benefício das comunidades onde atuam, na esperança de que as demais empresas privadas, espelhando-se no exemplo daquelas, adotem também essa prática, diz Foletto.

    Prioridades da comunidade

    O projeto prevê que os recursos sejam aplicados segundo avaliação da empresa junto à comunidade a ser beneficiada, pois seus integrantes são os mais sensíveis e conhecedores de suas necessidades. É a comunidade que deve priorizar se em determinado momento é mais importante o investimento em uma escola ou em um hospital, ou, ainda, em programas assistenciais envolvendo alimentação, moradia, esportes, incentivo ao trabalho e tantos outros, afirma o autor da proposta.

    Tramitação

    A projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-2434/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-preve-que-empresas-privatizadas-apliquem-recursos-na-regiao-onde-atuam/2983853

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)