Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados e arquitetos defendem a revisão da Lei de Licitações

    Eles defendem que o projeto completo, com custos bem definidos, seja exigido na licitação de obras.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Deputados e arquitetos defendem a revisão da Lei de Licitações (8.666/93), para que passe a ser exigido projeto completo na licitação de obras. O assunto foi um dos temas de destaque do IV Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo, realizado na Câmara.

    O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro, foi um dos que cobraram a mudança na lei.

    "O que nós temos nos batido muito é na necessidade de que as licitações para as obras públicas só sejam feitas a partir dos projetos completos, com custos bem definidos, orçamentos bem detalhados, cronograma de obras bem detalhados, e que a organização dos projetos seja feitas antes a licitação, e não depois, como vem sendo empurrado."

    Primeiro vice-presidente da comissão especial que analisa mudanças na Lei de Licitações, o deputado Júlio Lopes, do PP do Rio de Janeiro, também defende a exigência do projeto nas licitações. Para ele, isso poderá gerar índice maior de acerto na previsão de despesas, por exemplo;

    "Com projeto básico, nós vamos economizar milhões e milhões nas estações públicas brasileiras. O que a gente tem convicção é que, se isso estivesse já em vigência, jamais teriam acontecidos os absurdos que aconteceram na Petrobrás e em outras que a gente está acompanhando no Brasil."

    Segundo Julio Lopes, a comissão especial que analisa mudanças na Lei de Licitações deverá iniciar a discussão do relatório final em março. O colegiado funciona na Câmara desde março do ano passado.

    No Seminário de Arquitetura, diversos debatedores também chamaram atenção para a disseminação indiscriminada do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para diferentes situações, quando esse tipo de regime deveria ser implementado pelo governo apenas em casos emergenciais. Também foi muito criticada a Medida Provisória 700, enviada pelo governo no fim do ano passado, que autoriza empresas privadas a promoverem a desapropriação de terras urbanas.

    Para a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Raquel Rolnik, a política urbana das cidades brasileiras tem sido controlada por empresas privadas, como empreiteiras, e esse tipo de medida apenas agrava esse cenário.

    "Infelizmente o que existe em tramitação no Congresso hoje é no sentido de fortalecimento exatamente desse o marco perverso de privatização das cidades, de transformação da totalidade da terra urbana num ativo, num ativo econômico. Vou dar como exemplo a Medida Provisória 700."

    Ex-secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Raquel Rolnik chamou atenção para a falta de planejamento urbano por parte dos governos e cobrou a efetiva implementação dos planos diretores dos municípios.

    Reportagem — Lara Haje
    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações272
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-e-arquitetos-defendem-a-revisao-da-lei-de-licitacoes/306223767

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)