Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plenário debate, mas adia votação de proposta sobre teto do funcionalismo público

    Líderes decidiram dar mais tempo para que partidos possam apresentar emendas e a proposta só será votada nesta quarta-feira.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O Plenário discutiu nesta terça-feira o projeto que regulamenta o teto constitucional do funcionalismo público: o que será contabilizado e o que poderá ser recebido além dos 33 mil e 700 reais que é o salário máximo do setor público.

    Os líderes decidiram dar mais tempo para que partidos possam apresentar emendas e a proposta só será votada nesta quarta-feira.

    O parecer do relator, deputado Ricardo Barros, do PP do Paraná, estabelece que apenas as verbas indenizatórias, que correspondem a reembolso de gastos no exercício da função, ficarão fora do teto: diárias, auxílio-alimentação, e auxílio-moradia, quando há comprovação de gasto com aluguel. Abono de permanência, férias e décimo terceiro também não entram na conta.

    Mas se o auxílio-moradia for recebido sem a contrapartida da comprovação, caso de pagamentos feitos a magistrados, ele será contabilizado no teto. O mesmo com horas-extras, cargos em comissão e outras verbas. E quem é servidor e recebe pensão governamental ou aposentadoria do governo não vai poder receber mais do que o salário do STF somados os dois salários.

    "O teto é um limite remuneratório limitado ao salário de ministro do Supremo Tribunal Federal por cidadão brasileiro. É isso."

    Uma inovação no parecer de Ricardo Barros foi a inclusão no teto do salário de dirigentes de entidades privadas custeadas por recursos públicos, caso de organizações não-governamentais.

    O deputado Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo, criticou a proposta. Segundo ele, várias categorias serão prejudicadas por ela.

    "A proposta inicialmente pode até ser boa, mas embutida nela tem muitas coisas complicadas. E na verdade você querer resolver a questão do teto numa canetada, não é assim que se resolve não, são detalhes que se precisa tomar cuidado."

    O deputado Caio Nárcio, do PSDB de Minas, no entanto, disse que o debate sobre o teto do funcionalismo é fundamental para o Brasil.

    "é necessário conter os exageros, não cometer equívocos, para que a gente não possa estar inviabilizando muitas vezes a atuação dos profissionais, e por outro lado, também não criar supersalários que alimentam uma sociedade desigual e que quebra um Brasil que precisa se ajustar."

    Os deputados também aprovaram, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que inclui expressamente o Tribunal Superior do Trabalho como órgão do Judiciário e exige dos ministros reputação ilibada e notável saber jurídico. A proposta precisa ser confirmada em uma nova votação.

    Reportagem — Carol Siqueira
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-debate-mas-adia-votacao-de-proposta-sobre-teto-do-funcionalismo-publico/308168086

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)