Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova criação de ZPE no município de Sorriso (MT)

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Pereira: as ZPEs são importante mecanismo de desenvolvimento e geração de emprego. A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei 2780/11, do Senado, que autoriza a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Sorriso, em Mato Grosso.

    As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas a beneficiar a produção de bens comercializados exclusivamente no exterior. As empresas autorizadas a operar nesse regime têm isenção de Imposto sobre a Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Cofins, PIS/Pasep, Confins-Importação, PIS/Pasep-Importação e Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

    Segundo o relator na comissão, deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que defendeu a aprovação da proposta, as ZPEs já se firmaram como um importante mecanismo de desenvolvimento e de geração de emprego. O modelo já foi adotado com sucesso por diversos países, entre os quais a China, onde teve papel decisivo na alavancagem das exportações, afirmou.

    Pereira ressaltou que, no caso de na cidade de Sorriso, a criação da ZPE vai impulsionar a economia local, diretamente ligada ao agronegócio. Sorriso é considerado o maior produtor de soja do País, destacando-se, ainda, na produção de algodão e de milho, completou.

    O deputado lembrou ainda que, embora o projeto seja autorizativo (ou seja, caberá ao Poder Executivo avaliar a viabilidade de criar a ZPE), a aprovação na comissão sinaliza o entendimento do Legislativo de conceder os incentivos cambiais, aduaneiros e administrativos ao município matogrossense.

    Tramitação

    A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-2780/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-criacao-de-zpe-no-municipio-de-sorriso-mt/3122547

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)