Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto que incentiva atuação da PM no trânsito gera divergência em debate

    Assunto foi debatido em audiência pública na Comissão Especial sobre a Alteração do Código de Trânsito (PL 8085/14 e 139 apensados)

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Debatedores divergiram, nesta quarta-feira (09), sobre projeto de lei (PL 1178/15) em análise na Câmara dos Deputados que retira a necessidade de concordância de estados e municípios para a interferência da Polícia Militar na fiscalização do trânsito. O assunto foi debatido em audiência pública na Comissão Especial sobre a Alteração do Código de Trânsito (PL 8085/14 e 139 apensados).

    Pela lei atual, a Polícia Militar pode interferir no trânsito, desde que haja convênio entre a corporação e estados ou municípios. O texto do deputado Capitão Augusto (PR-SP), pretende reverter essa lógica de desmilitarização do trânsito, iniciada em 98, com a edição do código. O objetivo é garantir à Polícia Militar uma série de competências, dentre elas a exclusividade sobre o policiamento ostensivo, no combate aos crimes.

    O deputado João Paulo Papa, do PSDB paulista, que recomendou a rejeição do texto na Comissão de Viação e Transportes, não vê sentido em aumentar as responsabilidades da Polícia Militar:

    "Eu acho que as polícias militares de todos os estados têm como principal atribuição a manutenção da segurança pública. O trânsito será sempre um assunto secundário no contexto de segurança pública, portanto, eu acho que cabe sempre prioritariamente aos municípios exercer a autoridade, recorrendo à Polícia Militar quando necessário."

    A favor do projeto, o diretor de assuntos parlamentares da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, Coronel Elias Miler da Silva, diz que é preciso restabelecer as competências da Polícia Militar:

    "Nós não podemos deixar um cidadão a mercê de uma vontade política para que o órgão público que está 24h por dia em todos os rincões desse país, que ele fique dependendo de um convênio para que ele possa dar resposta na prevenção e evitar que ocorra um delito ou a violação da integridade de alguém."

    Já o presidente da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT-Brasil), Antônio Coelho, acha que o projeto pode resultar em conflitos de competências:

    "Porque toda a fiscalização de trânsito, ela é ostensiva, nós estamos à mostra com o fardamento, estamos trabalhando com uma viatura de trânsito, então, nós temos uma atividade semelhante a da polícia, mas não somos a polícia, nós estamos fiscalizando as infrações administrativas de trânsito. Em relação à polícia, cabe de forma típica combater os crimes, entre eles os crimes de trânsito."

    O projeto que derruba a necessidade de convênios entre municípios ou estados e a Polícia Militar tramita apensado, junto com outras 138 propostas, ao projeto principal sobre reforma no Código de Trânsito que está em análise em comissão especial da Casa. A previsão, segundo o relator dessa comissão, é de que a reforma seja votada até novembro.

    Reportagem – Emanuelle Brasil
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-que-incentiva-atuacao-da-pm-no-transito-gera-divergencia-em-debate/314781313

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)