Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sérgio Souza sugere criação de incentivo para produtor ampliar exportações

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Em audiência pública da comissão mista destinada a discutir a Medida Provisória 701/15, que trata do Seguro de Crédito à Exportação, o presidente do colegiado, deputado Sergio Souza (PMDB-PR), sugeriu que seja criado um incentivo para que o produtor brasileiro busque os mecanismos de exportação.

    “É uma medida que busca aumentar as possibilidades de garantia para exportações. O Brasil passa por um momento propício às exportações, mas precisamos de alguns incentivos. É uma medida do governo que tenta incrementar os auxílios a essa ação”, destacou.

    A medida provisória altera as regras do Seguro de Crédito à Exportação (SCE- Lei 6.704/79), incluindo as seguradoras e os organismos internacionais como agentes utilizadores do respectivo seguro. E prevê a aplicação subsidiária do Código Civil aos contratos de seguro no âmbito do SCE.

    Segurança do exportador
    O subsecretário de Créditos e Garantias às Exportações, da Secretaria de Assuntos Internacionais, do Ministério da Fazenda, Guilherme Laux, destacou que as medidas utilizadas para incentivo à exportação visam à segurança do exportador.

    “O Ministério da Fazenda zela muito pelo contribuinte, então, visamos a segurança do exportador. Temos compromissos internacionais, não podemos deixar de analisar ocasiões internacionais para discutir o caso da agricultura, por exemplo”, explicou.

    Transparência
    Segundo Giuliana Rigoni, assessora especial da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a instituição está trabalhando em políticas de transparência. “Estão sendo realizados esforços na análise de informações que serão disponibilizadas. Assim como a liberação de decisões em reuniões que tratem do assunto. Mas isso requer um trabalho porque existe um sigilo comercial e bancário das operações”, alegou.

    O gerente do Departamento de Captação Interna do BNDES, Luiz Cesar Muzzi, relatou que as informações devem ser disponibilizadas após a análise de riscos. “A medida procura resolver e melhorar alguns aspectos da legislação do Fundo de Garantia a Exportacao (FGE), e o BNDES está em um processo de cada vez mais colocar para utilidade pública informações a respeito de suas operações. Mas o cuidado é em trabalhar com operações de risco comercial e político.”

    A medida também aponta que os recursos do FGE poderão ser utilizados, com Seguro de Crédito à Exportação, para a cobertura de garantias de cumprimento de obrigações contratuais prestadas por instituição financeira, sob a forma de garantia de execução, garantia de reembolso de adiantamento de recursos e garantia de termos e condições de oferta, em operações de exportação de produtos agrícolas cujo produtor seja, no momento da contratação com a instituição financeira, beneficiário de cotas tarifárias para mercados preferenciais.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Clara Sasse
    Edição – Newton Araújo

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sergio-souza-sugere-criacao-de-incentivo-para-produtor-ampliar-exportacoes/321449370

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)