Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasília se prepara para a votação da abertura do processo de impeachment

    árias medidas estão sendo tomadas, até o dia 21 de abril, para garantir a segurança de servidores, de manifestantes e do patrimônio físico, histórico e cultural.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Brasília se prepara para a votação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma na Câmara dos Deputados. Várias medidas estão sendo tomadas, até o dia 21 de abril, para garantir a segurança de servidores, de manifestantes e do patrimônio físico, histórico e cultural.

    A partir de quinta-feira, a entrada nas dependências da Câmara ficará restrita a parlamentares, servidores, prestadores de serviços e credenciados. Todos que portem bolsas ou volumes terão de passar pela inspeção do raio-X. Já na sexta-feira, quando começa a votação, o acesso ao Salão Verde e ao Plenário Ulysses Guimarães ficará limitado àqueles que portarem credencial específica para o período.

    De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Legislativa, Paulo Marques, todo o efetivo será alocado durante os dias da votação. A Polícia Legislativa do Senado também irá participar do policiamento interno, que deve contar com cerca de 350 agentes. Além disso, a Polícia Militar também irá ajudar com reforço. O diretor Paulo Marques ressaltou a importância de se garantir a segurança durante esse período crítico.

    "Nós vamos vivenciar nesta semana, talvez, uma das semanas mais tensas dos últimos 24 anos da história da República. E cabe ao Departamento de Polícia manter a ordem interna da Casa para que dê condição aos parlamentares de tomarem a decisão política que é o processo de votação do impeachment. Manifestações a gente sabe como começa, mas não sabe como termina. A gente trabalha com cenários os mais críticos possíveis porque se não acontecer nada a gente já está no lucro."

    Do lado de fora da Câmara, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal separou o gramado da Esplanada dos Ministérios ao meio com alambrados para evitar conflitos entre os grupos opostos. Os que são contra o impeachment se concentrarão no gramado em frente à cúpula do Senado Federal e o estacionamento para quem for de carro próprio será no lado norte da cidade. Os favoráveis ao impeachment estacionam no lado sul, e ficarão em frente à cúpula da Câmara dos Deputados. Entre os dois grupos um corredor concentrará a Força Nacional e a Polícia Militar. A Praça dos Três Poderes também será interditada.

    Uma das dúvidas é quanto ao acesso dos manifestantes ao espelho d'água em frente ao Congresso, segundo o diretor Paulo Marques, os órgãos de segurança do Distrito Federal e a Mesa Diretora da Câmara ainda estão discutindo sobre o assunto.

    A visitação ao Congresso será interrompida até o dia 21. As sessões solenes e outros eventos ou reuniões também serão suspensos no período de 13 a 21 de abril, exceto as atividades relacionadas à votação do processo de impeachment. Ficam paradas ainda todas as CPIs e comissões especiais e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

    A votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara irá começar na sexta-feira e deve se estender até domingo.

    Reportagem — Ana Gabriela Braz
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasilia-se-prepara-para-a-votacao-da-abertura-do-processo-de-impeachment/323139353

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)