Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Lauro Filho é escolhido novo presidente da Comissão de Meio Ambiente

    Comissão aprecia todos os temas ligados ao meio ambiente; direito ambiental; legislação de defesa ecológica; e recursos naturais renováveis, entre outros

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Publicitário, Lauro Filho era vereador de Campinas (SP) antes de assumir o mandato como deputado federal. Segundo ele, a comissão tem debates importantes como a questão de sustentabilidade, da destinação correta do lixo, além da coleta e tratamento de esgoto. “Farei o meu esforço para que possamos continuar com excelência a condução dos trabalhos”, disse Lauro Filho.

    Histórico
    A Comissão de Meio Ambiente foi criada pela Resolução nº 20, de 2004, resultado do desmembramento da antiga Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias. Inicialmente, o colegiado era formado por 23 deputados titulares e o mesmo número de suplentes, mas em 2005 o número foi alterado para 18.

    A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável analisa, quanto ao mérito, todas as proposições que tramitam na Câmara dos Deputados que tratam de política e sistema nacional do meio ambiente; direito ambiental; legislação de defesa ecológica; de recursos naturais renováveis; flora, fauna e solo; de edafologia (ciência que trata da influência dos solos em seres vivos, particularmente plantas) e desertificação; e de desenvolvimento sustentável.

    Apreciações em 2015
    Em 2015, foram apreciadas 106 proposições, sendo que 65 foram aprovadas e 41 foram rejeitadas.

    Entre os principais projetos aprovados no ano passado, estão o PL 1733/15, que busca assegurar atenção às mudanças do clima e à proteção da biodiversidade na Política Nacional de Educacao Ambiental (Lei 9.795/99); e o
    PL 2355/11, que garante incentivos fiscais para empresas que exerçam de forma preponderante a atividade de reciclagem ou atividades relacionadas a etapas preparatórias da reciclagem.

    Perspectiva
    Entre as propostas que devem ser apreciadas em 2016, estão o PL 1805/15, que disciplina a localização dos depósitos de estabelecimentos revendedores e/ou distribuidores de produtos agrotóxicos, proibindo sua localização em áreas de preservação permanente, em unidades de conservação ou em áreas com lençol freático aflorante; e o PL 25/15, que estabelece uma série de ações para conservar a vegetação nativa e estimular o uso sustentável do Cerrado.

    A Comissão de Meio Ambiente também deve analisar o PL 2988/15, que cria lei geral para regulamentar as iniciativas de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

    Reportagem - Tiago Miranda
    Edição - Luciana Cesar

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-lauro-filho-e-escolhido-novo-presidente-da-comissao-de-meio-ambiente/333193825

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)