Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Desenvolvimento Econômico aprova tributação menor para cerveja e chope artesanal

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos

Desenvolvimento Econmico aprova tributao menor para cerveja e chope artesanal

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou o Projeto de Lei 5405/16, do deputado licenciado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), que reduz a tributação para os fabricantes artesanais de cervejas e chopes especiais.

Pela proposta, aprovada em 11 de outubro, a redução pode chegar a 60% da alíquota total de 19% sobre o preço de venda (6% de IPI, 2,32% de PIS/Pasep e 10,68% de Cofins) para produção anual de até 50 mil litros. A redução mínima é de 10% da alíquota em produção de 5 milhões e 10 milhões de litros.

Atualmente, a Lei 13.097/15 – oriunda da MP 656/14 – define redução máxima de 20% da alíquota para produção anual de até 5 milhões de litros e mínima de 10% no caso de produção entre 5 milhões e 10 milhões de litros.

Para o relator, deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), a aprovação da proposta pode formalizar as nanocervejarias, a versão minúscula e normalmente informal da microcervejaria, que justificam a não formalização por causa dos impostos elevados. “Uma aparente renúncia de receitas pode significar, na verdade, aumento de receitas, ” destacou o parlamentar.

Segundo relatório de inteligência de mercado do Sebrae de 2013, citado por Pereira, as pequenas fabricantes de cerveja empregam 18% dos trabalhadores do setor, apesar de deter 1,4% da produção. “Só isso já seria suficiente para considerar meritória a proposição”, disse.

Pereira ressaltou que as regiões de produção cervejeira, sobretudo de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, têm recebido o turismo cervejeiro para proporcionar uma “experiência completa em torno da bebida”.

Para o deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), o incentivo fiscal é muito importante. “Gera um novo negócio, porque agrega valor em turismo, alimentação em si e formaliza o emprego e melhora a renda", disse. Ele citou que as microcervejarias significam 10% da cerveja consumida na Europa.

Supersimples

Foi sancionada, na última quinta-feira (27), lei que incluiu os fabricantes de cerveja especial no regime de tributação do Simples Nacional (Lei Complementar 123/06).

Com a lei, originada do Projeto de Lei Complementar 25/07, esses fabricantes poderão optar por se enquadrar no Supersimples e ter um regime especial de tributação, com tributação unificada e reduzida.

Segundo Vital do Rêgo, o projeto é complementar à nova lei. “É necessário ajustar a tributação para aquelas que não optarem, ” afirmou.

O deputado Covatti Filho (PP-RS), que propôs emenda para incluir as microcervejarias no Simples, elogiou a aprovação do texto. “É uma indústria em grande crescimento e vai gerar aperfeiçoamento do nosso produto”, disse.

A nova lei também vale para pequenos produtores de cachaças, licores e vinhos.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

  • PL-5405/2016

Reportagem - Tiago Miranda | Edição - Marcia Becker

  • Publicações97724
  • Seguidores268411
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1269
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desenvolvimento-economico-aprova-tributacao-menor-para-cerveja-e-chope-artesanal/400455727

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Um estímulo a tomarmos coisa boa! continuar lendo

Origem Câmara dos Deputados, a eles não interessa o brasileiro sóbrio. continuar lendo

Aprovado ... não se pode esperar que artesãos concorram com as indústrias de larga escala, ao passo que a oferta por um produto melhor obrigará as industrias a fazerem produtos de melhor qualidade. Que não fique só na cerveja. continuar lendo

É sem sombra de dúvida um avanço, mas os cervejeiros artesanais ainda encontrarão muitos problemas para abrir ou regularizar suas cervejarias, visto que as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) são muito onerosas ao cervejeiro – o que acaba impedindo que o cervejeiro faça produção para vendas. Ironicamente (ou não), para a comercialização de alimentos as exigências são menores...

Nossos legisladores deveriam buscar inspirações nas legislações estrangeiras sobre o assunto, principalmente dos EUA. continuar lendo