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25 de Abril de 2024

Projeto dá exclusividade a taxistas no transporte individual de passageiros

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos

Projeto d exclusividade a taxistas no transporte individual de passageiros

Projeto em análise na Câmara dos Deputados (PL 5587/16) assegura aos taxistas exclusividade no transporte individual de passageiros em todo o País. O texto torna ilegais todos os serviços prestados por motoristas privados mediante aplicativos digitais, como o Uber, sujeitando o infrator a penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Proposto por seis deputados, o projeto altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) e a lei que regulamenta a profissão de motorista profissional no País (Lei 13.103/15). Uma das mudanças proíbe que veículos particulares descaracterizados sejam usados para obter remuneração ou vantagem econômica por meio da oferta de serviços de transporte de passageiros.

Pelo texto, o transporte individual remunerado, inclusive quando intermediado por plataformas digitais, somente poderá ser oferecido em veículos que possuam caixa luminosa externa com a palavra "táxi".

Privativo de taxista

O projeto prevê ainda que a exploração do transporte remunerado individual de passageiros em veículos com capacidade de até sete passageiros é atividade privativa do taxista, mesmo quando a conexão entre usuários e motoristas ocorrer por meio de plataformas digitais. Essa regra, segundo a proposta, abrange viagens individuais municipais, intermunicipais ou interestaduais quando houver qualquer proveito econômico direto ou indireto das partes envolvidas no transporte. Por fim, o texto obriga o poder público a organizar, disciplinar e fiscalizar todos os prestadores de serviço nessa modalidade de transporte, com base nos requisitos mínimos de segurança, conforto, higiene e qualidade, fixando valores mínimos e máximos das tarifas.

Uber

As medidas atingem diretamente prestadores de serviços de transporte alternativos, como o Uber, que se baseiam na interação entre motoristas privados e passageiros por meio de aplicativos digitais e na livre concorrência. Segundo os autores, – deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Luiz Carlos Ramos (PTN-RJ), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Renata Abreu (PTN-SP), Laudivio Carvalho (SD-MG) e Rôney Nemer (PP-DF) –, é “imperioso” corrigir a legislação vigente para “sepultar dúvidas e preservar a regulamentação dos serviços de transporte público individual de passageiros nos municípios”. De acordo com os autores, o crescimento do transporte clandestino, inclusive por meios tecnológicos, vem trazendo impactos negativos para a gestão pública, desconstruindo o mercado de táxi e causando insegurança aos consumidores.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e deverá analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. No entanto, um requerimento de urgência proposto pelos autores pede que o texto seja analisado diretamente pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Murilo Souza|Edição – Alexandre Pôrto

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Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-da-exclusividade-a-taxistas-no-transporte-individual-de-passageiros/402825531

25 Comentários

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Os taxistas perderam espaço para o Uber porque oferecem um serviço inferior, com preço mais caro e sem nenhuma qualidade. Não há nada mais democrático do que a livre iniciativa!!! continuar lendo

Taxista tem descontos na aquisição de veículo, mesmo assim, seus carros com raras exceções, são verdadeiras carroças, não pagam impostos, se consideram os coitados.
Os usuários merecem um serviço melhor daquele prestados pelos taxistas. Taxistas, não fazem qualquer corrida, antes, perguntam o trajeto.. Se você insistir, são agressivos. No Uber não tem disso. continuar lendo

No uber passou a ter sim. Peça a opção pagar em dinheiro que verá dependendo do horário da solicitação não ser atendido pelo motorista. continuar lendo

Em Brasília não existe táxi com ano anterior a 2010, e todos são sedans ou minivans. Passam por vistoria anual e os motoristas nao podem responder processo criminal. O uber x aceita carros a partir de 2007 . Com a tal "concorrência livre" hoje em Brasília não colocar um carro para rodar continuar lendo

O segmento de transporte individual remunerado está ameaçado por esta multinacional americana que com pseudônimo de plataforma digital, está ameaçando de extinção um segmento importante. E ainda mais com grandes investimentos em mídia agressiva está se tornando a maior frota de transportes indidual no mundo sem pagar os devidos impostos e ao menos sem ter um táxi.Ja foi condenada a reconhecer vínculos pregaticio na Inglaterra, seus diretores já estiveram presos na França, atualmente entra no nosso país como se fosse terra sem lei, abusa de burlar leis de trânsito, se baseando apenas no princípio da livre concorrência.O congresso tem que agir firmemente para não nos tornarmos uma República de bananas. continuar lendo

Importante? Nobre colega, eu caracterizaria como ultrapassado. Regular sim, proibir é protecionismo barato! continuar lendo

Se é importante, é um motivo extra para a concorrência. Se não for importante, ninguém usa e acaba o UBER. continuar lendo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o UBER existe no mundo todo. Só no Brasil que não pode !!! Mais uma vez os nossos políticos fazendo politicagem. Sugiro que coloquem na lei que os táxis usem o mesmo valor do Uber, então. E que a gente possa reclamar da situação dos carros utilizados. E das documentações sempre em dia, etc. E não existe somente o Uber, agora. Já estão aparecendo outros serviços. Como é pela internet, não acredito que possam acabar com esses serviços. continuar lendo