Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Conselho de Comunicação debate bloqueio de sites e aplicativos pela Justiça

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos

A apresentação do relatório sobre os projetos de lei que tratam do bloqueio de sites e aplicativos é um dos itens previstos na pauta do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, em reunião marcada para esta segunda-feira (5).

Na visão do relator Ronaldo Lemos, que também é vice-presidente do Conselho, obedecer às ordens da Justiça é essencial. Ele destaca, no entanto, que é preciso debater o bloqueio da estrutura da internet, pois essa medida pode interferir em transações bancárias, telemedicina e até na direção de carros. Para o conselheiro, o ideal seria bloquear conteúdos específicos, sem bloquear a rede ou o aplicativo como um todo.

Ronaldo Lemos afirmou ainda que a rede brasileira pode se tornar pouco confiável, com repercussões como o aumento do preço para o usuário e a fuga de empresas de internet do exterior.

Também deve ser apreciado relatório sobre alteração no PL 4451/08, que institui o Código Brasileiro de Telecomunicações, para estabelecer normas de julgamento das licitações para outorga de concessões e permissões de serviços de radiodifusão.

O Conselho deve analisar ainda o texto da Medida Provisória 747/16, que trata do processo de renovação do prazo das concessões e permissões desses serviços.

Outro item da pauta é a apresentação dos relatórios sobre Retransmissoras de Televisão (RTV). Os conselheiros manifestaram preocupação com o congestionamento do espectro, que tem sido ocupado por um número grande de emissoras retransmissoras, que precisam cumprir muito menos exigências do que as emissoras geradoras. Com isso, a oferta de conteúdo acaba limitada.

Consta da pauta também apreciação de relatório que trata sobre o PL 2611/15, para inserir a possibilidade de adaptação das outorgas dos Serviços de TV por Assinatura (TVA).

A reunião do Conselho de Comunicação será às 14 horas no Plenário 3, Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, no Senado Federal.

Íntegra da proposta:
  • PL-4451/2008
  • PL-2611/2015
  • MPV-747/2016
Da Redação - RS
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268412
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-de-comunicacao-debate-bloqueio-de-sites-e-aplicativos-pela-justica/411785521

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)