Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Comissão aprova adicional de periculosidade a agentes de segurança

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5492/16, que garante a policiais federais e estaduais o direito a adicional de periculosidade fixado em, no mínimo, 30% da remuneração.

Pelo texto, o benefício será calculado sobre a remuneração total, excetuadas as vantagens de natureza pessoal. A medida vale para as polícias rodoviária e ferroviária federal, civil, militares e corpos de bombeiros militares.

O autor, deputado Cabo Daciolo (PTdoB/RJ), afirma que o projeto “corrige lacuna na lei ao reconhecer que os agentes de segurança exercem atividade insalubre e de risco, permitindo melhores condições de trabalho”.

O relator, deputado Pastor Eurico (PHS-PE), elogiou a iniciativa e incluiu os agentes carcerários entre os beneficiários. Segundo ele, a compensação financeira atenua problemas inerentes a atividades desses profissionais. “Há o risco de que eles contraiam doenças mentais e físicas que afetam, de forma direta, o próprio policial e, de forma indireta, os seus familiares”, ressaltou.

O projeto regulamenta o artigo 144 da Constituição, que trata da segurança pública. Essse dispositivo enquadra os agentes de segurança entre os trabalhadores remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões do Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
  • PL-5492/2016
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268410
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1716
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-adicional-de-periculosidade-a-agentes-de-seguranca/418334732

Informações relacionadas

Rafael Albertoni Faganello, Advogado
Artigoshá 6 anos

Direito ao adicional de insalubridade do policial civil ou militar desde o ingresso no cargo

Elvira Júlia Munhóz, Advogado
Artigoshá 2 anos

Formas de solução de conflitos trabalhistas

Adailton Matos, Advogado
Artigoshá 6 anos

Adicional de Periculosidade x Policial Militar do Estado da Bahia

Procuradoria Geral da República
Notíciashá 6 anos

MPF defende adicional de periculosidade ao salário dos policiais militares da Bahia sem necessidade de perícia

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Seção XIII. Das Atividades Insalubres ou Perigosas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)