Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Classificação de países por medalhas de ouro é informal, diz expositor

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    O presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, afirmou há pouco que a classificação de um país como potência olímpica com base no número de medalhas de ouro, ou na soma de todas as medalhas (ouro, prata e bronze) foi uma convenção inventada pela mídia internacional e copiada pela mídia do Brasil. De acordo com Steinhilber, nem o Comitê Olímpico Internacional, nem o Comitê Olímpico Brasileiro estabelece esse tipo de regra para classificação.

    Para exemplificar que se trata de uma convenção da mídia, o presidente do Conselho Federal de Educação Física citou o caso dos Jogos Olímpicos de 2008. Segundo o expositor, as mídias europeia e asiática consideraram a China vencedora da Olimpíada daquele ano, porque teve maior numero de medalhas de ouro. Já a imprensa dos Estados Unidos informou à população do país que os norte-americanos foram os vencedores, uma vez que somaram o maior número de medalhas no total (ouro, prata e bronze).

    "Temos que resgatar o que diz a Carta Olímpica. Ela diz que os Jogos Olímpicos são competições entre atletas, e não entre países. O Comitê Olímpico Internacional não estabelece ranqueamento, e sim um quadro de honra dos medalhistas" , destacou.

    Jorge Steinhilber afirmou também que o critério de classificação baseado em medalhas de ouro por esporte é injusto, pois não leva em conta o número de atletas dos esportes coletivos, como futebol, voleibol e basquetebol.

    Segundo ele, o critério de classificação hoje utilizado pela mídia nacional além de ser copiado de outros países, valoriza os esportes individuais e não os coletivos, que são a tradição do Brasil. "Não sou contra o ranqueamento por país, mas vamos ranquear levando em conta o número de atletas que receberam medalha, e não pelo critério que a mídia estabeleceu hoje, que é por esporte" , declarou.

    A audiência continua no Plenário 5.

    Tempo real: 15:10 - Começa audiência sobre supervalorização da medalha de ouro em Olimpíadas

    08:30 - Audiência discutirá supervalorização da medalha de ouro nas Olimpíadas

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1281
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/classificacao-de-paises-por-medalhas-de-ouro-e-informal-diz-expositor/100024331

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)