Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto permite que juiz declare prescrição penal e extinga processo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3902/12, do deputado Pastor Eurico (PSB-PE), que trata da prescrição penal virtual. De acordo com a proposta, quando se verificar que ocorreu a prescrição, o juiz poderá declará-la e extinguir o processo.

    Atualmente, o juiz é obrigado a analisar o caso, mesmo prescrito, antes de sentenciar a perda do prazo para aplicar a pena. O projeto altera o Código Penal ( Decreto-Lei 2.848/40).

    De acordo com o autor, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em recente julgamento, reconheceu a prescrição antecipada.

    Havendo liberação antecipada dos juízes, promotores e funcionários que se ocupariam de casos inúteis, certamente haverá benefício para maior agilidade no julgamento e punição daqueles casos ainda não atingidos pela prescrição e que exigem tratamento célere, a fim de combater a impunidade, afirma o deputado.

    Tramitação

    Antes de ser votada pelo Plenário, a proposta deverá ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive no mérito.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-permite-que-juiz-declare-prescricao-penal-e-extinga-processo/100124998

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)