Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

PEC isenta de IPTU terrenos das comunidades quilombolas

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 203/12, do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que isenta do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Rural (ITR) as terras, terrenos e edificações das comunidades quilombolas.

O autor afirma que a cobrança de IPTU e ITR em comunidade quilombola torna-se complexa tendo em vista a inexistência de elementos que compõem essas propriedades em função da definição do sujeito passivo já que a propriedade é coletiva em função da falta de capacidade contributiva.

Teixeira explica que as propriedades são coletivas, mas a Receita Federal está individualizando a cobrança do imposto. Dessa forma, todos os moradores têm que pagar.

O parlamentar assinala que as reservas indígenas, templos religiosos e pequenas glebas, que já que são terras da União de usufruto permanente, são isentas de pagamento desses impostos. As comunidades quilombolas possuem características culturais particulares, a ocupação dessas terras ao longo da história foi feita por pessoas excluídas e exploradas, e, durante muito tempo ficaram a margem da sociedade, acrescenta.

Teixeira lembra que, após a decisão do Supremo favorável à constitucionalidade das cotas fica clara a necessidade de o Estado adotar em relação aos povos tradicionais, políticas compensatórias e reparatórias em relação a essas comunidades. Nada mais justo que tornemos imunes de IPTU e ITR as terras, os terrenos e as edificações dos quilombolas.

Tramitação

A admissibilidade da proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da PEC, que ainda terá de ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268408
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações421
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pec-isenta-de-iptu-terrenos-das-comunidades-quilombolas/100173138

Informações relacionadas

Defensoria Pública da União
Notíciashá 9 anos

DPU recomenda fim da cobrança do IPTU para quilombolas no RS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)