Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Decisão de geradoras de não renovar concessões foi política, dizem petistas

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos

Os deputados Weliton Prado (PT-MG) e Fernando Marroni (PT-RS) afirmaram há pouco que a decisão das companhias geradoras estaduais Cesp, Copel e Cemig (companhias de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, respectivamente) de não renovar as concessões teve componente político, já que as três companhias são de estados governados pelo PSDB. O ônus político de não aceitar a redução das tarifas de energia para os consumidores desses estados tem que recair sobre esses governadores, disse Marroni, na audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, sobre a MP 579/12, que reduz o valor das contas de luz.

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) afirmou que as companhias deixaram de assinar a renovação das concessões não por discordarem da redução das tarifas de energia, mas porque têm o dever de salvaguardar o patrimônio público das empresas estatais. Segundo ele, essas empresas não quiseram assinar no escuro. E completou: as regras precisam ser claras, para que os investidores possam ter segurança.

De acordo com Nogueira, a Eletrobrás assinou a renovação por conta da pressão do governo. Ele destacou ainda que a adesão à renovação das concessões no setor de geração de energia foi de 60% e que o estado de Santa Catarina também não assinou, mas que isso não está sendo enfatizado pelo governo, que quer transformar a questão em disputa política. Na visão do deputado, se o governo federal está tão preocupado com a redução das contas de luz, deveria reduzir os tributos federais PIS/Cofins para o setor energético.

Para o deputado Reguffe (PDT-DF), o governo deveria também ter reduzido o PIS/Cofins, mas isso não retira o mérito da MP, que beneficia diretamente o consumidor. Nunca antes na história do País, houve medida para redução das tarifas de energia elétrica, ressaltou. Ele afirmou que o custo de geração de energia no Brasil é baixo, enquanto a tarifa é uma das mais altas do mundo. Isso não está correto, opinou.

Apagões

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), Flávio Antônio Neiva, argumentou que a redução das tarifas tem que ser moldada com o equilíbrio econômico-financeiro dos concessionários, para que possam oferecer o serviço com qualidade e consigam prosseguir com a gestão da concessão. A decisão das geradoras estaduais vem confirmar que as tarifas não sustentam os custos envolvidos, afirmou. Temos que ter uma tarifa adequada para a prestação satisfatória do serviço, porque, senão, vão começar a acontecer apagões de energia, completou a conselheira da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), Denise Sabbag.

Para o deputado Isaias Silvestre (PSB-MG), o investidor não pode ser esquecido. O apagão é o maior dano que se dá a uma nação, opinou. Na visão dele, o governo foi açodado ao discutir o assunto por meio de medida provisória.

Os deputados do PT rejeitaram o argumento dos representantes das empresas de que as mudanças estão sendo feitas de forma açodada, sem o devido debate. O assunto vem sendo discutido há mais de um ano pelo governo, inclusive com os parlamentares, disse Prado. A renovação das concessões de energia estão sendo debatidas há muito tempo, completou Marroni.

A reunião está sendo realizada no Plenário 2.

  • Publicações97724
  • Seguidores268412
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-de-geradoras-de-nao-renovar-concessoes-foi-politica-dizem-petistas/100225109

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)