Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado defende votação de propostas para Brasil continuar a cumprir Protocolo de Quioto

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    O presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, deputado Márcio Macêdo (PT-SE), informou que o Brasil já cumpriu 80% dos objetivos do Protocolo de Quioto. Para ele, essa posição de destaque só poderá ser mantida se os parlamentares derem prioridade à votação de propostas importantes para o combate às mudanças climáticas.

    "Esse resultado deve influenciar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para que possam acelerar o debate e a aprovação das matérias que tramitam nas duas casas sobre temas relacionados à proteção das florestas e, por conseguinte, a redução das emissões de gases. Ele lembrou que no Brasil a maior contribuição para a emissão de gases de CO2 é o desmatamento.

    Márcio Macêdo participou da Conferência Climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 18, realizada em Doha, no Qatar, encerrada no último sábado (8). Ele afirmou que a reunião de 200 países interessados em discutir formas de combater as mudanças climáticas já é por si só uma vitória.

    Cerca de 200 países concordaram em estender a validade do Protocolo de Quioto até 2020. O acordo, assinado em 1997, expiraria no final de 2012, e compromete os países industrializados a reduzir a emissão dos gases de efeito estufa.

    Já a antropóloga Iara Pietricovsky, representante da Rede Brasileira pela Integração dos Povos e uma das representantes da sociedade civil organizada brasileira na COP 18, destacou que desde o Protocolo de Quioto, o que se tem travado é uma luta política em que os países desenvolvidos não querem reconhecer sua participação secular no processo de mudança climática."A crise nos países desenvolvidos é um dos elementos que não se pode deixar de lado nessa análise.

    A antropóloga acrescentou que independentemente dos países estarem bem ou não economicamente, eles não demonstraram vontade política. Para Iara Pietricovsky, o grande fracasso da COP 18 foi justamente não ter conseguido fazer com que os Estados Unidos aderissem ao Protocolo de Quioto, que agora passa para a segunda fase de implementação.

    Também deixaram a conferência o Canadá, a China, a Rússia e o Japão.

    Outra discussão da COP 18 foram as secas e inundações que estão acontecendo principalmente em países da América Latina. Tempestades, incêndios também colocam em risco a segurança alimentar da população.

    A Comissão de Mudanças Climáticas lançou nesta quarta-feira o estudo Globe sobre Legislação Florestal.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-defende-votacao-de-propostas-para-brasil-continuar-a-cumprir-protocolo-de-quioto/100242008

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)