jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2022
    Adicione tópicos

    Educação aprova obrigatoriedade de hasteamento da bandeira em escolas

    Câmara dos Deputados
    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos

    A Comissão de Educação e Cultura aprovou, no mês passado, proposta que obriga as escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio a hastear a bandeira nacional pelo menos uma vez por semana. O hasteamento deverá ser solene, com execução do hino nacional. A medida está prevista no Projeto de Lei 5319/09, do ex-senador e atual ministro da Educação Aloizio Mercadante.

    Hoje, de acordo com a Lei 5.700/71, já é obrigatório o hasteamento semanal da bandeira. O projeto apenas especifica que as escolas de ensino fundamental e médio deverão cumprir a regra.

    Substitutivo

    A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo que também determina a execução do hino nacional e do hino à bandeira uma vez por semana e no início de eventos promovidos por escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio. Hoje, somente o hino nacional é obrigatório nas escolas de ensino fundamental.

    Acreditamos que isso cumprirá o objetivo de permitir que as crianças e adolescentes brasileiros conheçam importantes símbolos nacionais e, a partir deles, desenvolvam o sentimento de patriotismo e interesse cívico que tanto contribuem para o bom exercício da cidadania, argumentou o relator, deputado Jorge Boeira (PSD-SC).

    Tramitação

    A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Agência Câmara de Notícias

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 13 anos

    Projeto fixa normas de hasteamento da bandeira nacional em escolas

    e obrigatoria a execucao do hino nacional

    Projeto obriga execução do Hino Nacional nas escolas de São Paulo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)