Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Projeto isenta consumidor do Acre de imposto federal sobre energia elétrica

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4789/12, da deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), que isenta os consumidores de energia elétrica do Acre dos impostos federais.

Segundo a autora, a conta de luz no Acre vem com um acréscimo de mais de 40% em razão de taxas e impostos. A deputada afirma que, por esse motivo, o Acre tem uma das contas de energia mais caras do País.

Os tributos e encargos correspondem a 40% do valor da conta de energia, enquanto em estados pobres do Nordeste, a exemplo de Sergipe e Piauí, correspondem, respectivamente, a 17% e 25%, afirma Antônia Lúcia.

A parlamentar ressalta que o Acre é um dos estados dos mais pobres do País, com mais de 50% da população vivendo exclusivamente do Programa Bolsa-Família.

Tributos

Atualmente, incidem na conta de luz tributos federais, como PIS e Cofins; tributos estaduais, como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); e tributos municipais, como a Contribuição de Iluminação Pública. Também incidem diversos encargos setoriais federais, como a Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica (TFSEE), a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268411
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-isenta-consumidor-do-acre-de-imposto-federal-sobre-energia-eletrica/100342841

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)