Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto estende prazo para protesto de letras de câmbio

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    Proposta em tramitação na Câmara aumenta para 30 dias o prazo para credores apresentarem título de protesto em cartório por falta de aceite ou de pagamento de letra de câmbio. Atualmente, o protesto deve ser feito no primeiro dia útil que se seguir à recusa do aceite ou ao vencimento. O novo prazo está previsto no Projeto de Lei 4555/12, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

    Aceite é o ato pelo qual o devedor se obriga pagar, no vencimento, a ordem que lhe é dada. Quando o sacado assina, ele efetivou o aceite, obrigando-se a pagar a letra de câmbio. A não aceitação do sacado permite que o portador proteste a letra.

    Segundo o autor, a ampliação do prazo facilitará a negociação entre credores e devedores, conduzindo a uma diminuição no número de títulos protestados.

    Tramitação

    O projeto foi apensado ao PL 6792/06, que trata de também trata de protestos de títulos. As propostas, que tramitam em caráter conclusivo, serão analisadas pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-estende-prazo-para-protesto-de-letras-de-cambio/100343547

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)