Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados destacam trajetória política de Fernando Lyra

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    Deputados de diversos partidos repercutiram nesta sexta-feira (15), no Plenário da Câmara, a morte do ex-ministro da Justiça e ex-deputado Fernando Lyra, que era pernambucano e teve sete mandatos na Casa, de 1971 a 1999, pelos partidos PMDB, PDT e PSB. Lyra morreu na quinta-feira (14), em São Paulo, aos 74 anos.

    O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) externou profundo pesar pela perda do político, que ressaltou ter lutado pela redemocratização do País. Carvalho lembrou que Lyra integrou o chamado grupo autêntico do PMDB e teve papel fundamental na articulação das forças democráticas que, no Parlamento, conseguiram derrotar a ditadura militar no Colégio Eleitoral, em 1985. Depois, como ministro da Justiça [no governo de José Sarney], Fernando Lyra foi um dos grandes articuladores da transição e da superação do entulho autoritário, disse Carvalho.

    Gonzaga Patriota (PSB-PE) também destacou a luta de Lyra contra a ditadura, o que o levou a ter os seus direitos políticos cassados: Fernando Lyra não era apenas um deputado; era um político que, durante aquele período negro da ditadura, lutou muito para que este País saísse das trevas, da escuridão.

    De acordo com Erika Kokay (PT-DF), Lyra fez parte do grupo de pessoas que ousou permitir o mergulho do Brasil numa verdadeira democracia. Diz um poeta que existem pessoas com um quê de imortalidade. São pessoas que vão ficando pelo exemplo, pela forma como se posicionaram em vida e vão se incorporando à nossa própria história e forma de ser. Fernando Lyra é uma delas, afirmou.

    O deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB) enfatizou três características do ex-ministro: regionalista cosmopolita, pois viajava muito, mas mantinha suas raízes fincadas no Nordeste; grande democrata; e grande articulador. Foi ele um dos principais artífices da chapa que venceu o processo eleitoral dentro do Congresso, elegendo Tancredo Neves presidente da República e José Sarney vice-presidente, disse.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-destacam-trajetoria-politica-de-fernando-lyra/100344448

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)