Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Internautas pedem volta da venda de inibidores de apetite

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    Os internautas que participaram nesta quarta-feira de videochat sobre a liberação da venda de inibidores de apetite, promovido pela Coordenação de Participação Popular (CPP) da Câmara dos Deputados, foram unânimes em defender a volta da venda desses remédios. Eles debateram o tema com o relator do Projeto de Lei 2431/11 na Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ). O texto impede a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir a produção de sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol.

    A venda dos três últimos está proibida pela Anvisa desde setembro de 2011. Já a sibutramina ainda pode ser comercializada, desde que o paciente assine termo de esclarecimento sobre seus riscos.

    Relatório inconcluso

    O relator do projeto, que é médico-cirurgião, chegou a apresentar à comissão parecer favorável à venda, mas decidiu voltar atrás para estudar melhor o tema. Ele ainda não indicou como será seu novo parecer, mas no bate-papo com os internautas mostrou-se favorável ao uso responsável dos inibidores.

    De março a setembro de 2011, fizemos várias audiências públicas com cardiologistas, endocrinologistas e nutricionistas para discutir o tema e convencer a Anvisa de que o anseio da população e da sociedade médica é pela continuidade dos medicamentos. Eles ressaltaram a necessidade imperiosa desses remédios para os obesos que têm doenças associadas, mas a agência não entendeu assim, disse Dr. Paulo César.

    De acordo com o parlamentar, está provado que o paciente que usa anorexígenos e consegue emagrecer reduz o uso de outros remédios hipertensivos e para diabetes. Temos quase 50% dos brasileiros com sobrepeso. Diante disso, precisamos avaliar com cuidado o melhor a ser feito para a sociedade, completou.

    Para o deputado, os efeitos colaterais dos inibidores de apetite são mínimos, mas é preciso ter o cuidado de não misturá-los com álcool, por exemplo. Há pacientes que não seguem a orientação médica, mas as complicações são poucas e os benefícios são grandes, completou.

    Porém, ele foi taxativo ao defender a associação de acompanhamento nutricional e de exercícios físicos ao tratamento, e criticou o uso abusivo pelos pacientes. Em resposta ao internauta Flávio, que perguntou sobre os abusos no uso de inibidores, Dr. Paulo César respondeu: A pessoa se acomoda muito. Quer tomar mais inibidor para poder comer mais doces e se exercitar menos.

    Os internautas também criticaram a postura de deputados que têm acesso a dados e estudos favoráveis aos inibidores, mas preferem se omitir para não se expor diante de um tema tão polêmico. Dr. Paulo César disse que a retirada do relatório não é uma omissão.

    Debates

    Ele pretende promover duas audiências públicas e conversar mais com a Anvisa e com o governo antes de fechar o seu relatório, que deverá ser entregue em maio à comissão. É preciso obter consenso antes de chegar à votação, disse.

    O projeto de lei ainda terá de ser votado por outras duas comissões, após a de Seguridade Social e Família.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/internautas-pedem-volta-da-venda-de-inibidores-de-apetite/100365802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)