Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Oposição volta a criticar plebiscito sobre reforma política

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), voltou a criticar a intenção do governo de realizar um plebiscito sobre a reforma política. A forma de consulta à população recebeu apoio de líderes da base aliada no Congresso que participaram de reunião com a presidente Dilma Rousseff na noite desta quinta-feira (27). Outras formas de consulta como o referendo, convocado depois que uma norma é aprovada foram descartadas.

Na avaliação de Caiado, um plebiscito sobre o assunto apenas desviaria a atenção da população de outros temas. Não podemos admitir essa farsa que está sendo montada com o objetivo de enganar a sociedade brasileira e não priorizar as verdadeiras demandas na área da saúde, da educação, da segurança, do combate à corrupção e à inflação, afirmou o deputado.

Caiado ressaltou não ser contrário à consulta nem à reforma política, tendo ele mesmo sido relator do assunto na Câmara. Ele acredita, no entanto, que o plebiscito seria bastante complexo, por envolver diversas possibilidades referentes ao sistema eleitoral, como o financiamento público de campanha ou a lista partidária de candidatos.

Seria um plebiscito se começássemos perguntando se a população brasileira deseja antecipar as eleições, se concorda com a reeleição. Agora, você perguntar à sociedade sem que haja um projeto elaborado, sem que as pessoas saibam realmente o que está escrito, isso é uma farsa, é uma enganação, criticou.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), confirmou que a base está empenhada em viabilizar a consulta popular, mas ressaltou que o apoio dos parlamentares diz respeito a vários outros assuntos. Estamos unidos em defesa dos pactos que a presidente apresentou ao País. Já estamos trabalhando para viabilizá-los, tanto na área da saúde, da educação e dos transportes públicos como na reforma política, observou.

Detalhes

A data do plebiscito, as questões e a entrada em vigor das mudanças ainda não foram debatidas e serão definidas pelos parlamentares. Segundo a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o plebiscito mostra-se fundamental porque ouvirá primeiramente os anseios da população, para que o Congresso elabore as novas regras em cima desses anseios.

O que vai constar, o tempo que vai levar para ser feito e quando vai valer serão definidos com as bancadas. Uma série de fatores será levada às bancadas. Vai ser necessário costurar acordos, observou o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), após participar da reunião com Dilma.

A presidente deve reunir os ministros do governo e receber a oposição na segunda-feira (1º) para discutir a proposta. A ideia do governo é enviar uma mensagem ao Congresso com a sugestão do plebiscito até terça-feira (2).

Caiado disse que aceitará conversar com Dilma Rousseff sobre as propostas para contornar a crise caso ela o convide, o que ainda não ocorreu, segundo o deputado. Se formos chamados (os parlamentares da oposição), nós aceitaremos o convite, mas depois de reunirmos as nossas executivas, elaborarmos um plano e uma proposta para a crise, e não ouvirmos apenas a proposta da presidente.

Segundo o líder, a oposição tem uma proposta consistente, em total sintonia com as demandas da rua. A sociedade, disse, deseja hospitais e escolas no padrão Fifa. Em termos práticos, os oposicionistas poderão propor uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os gastos do governo com a Copa do Mundo de 2014, entre outros pontos.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268413
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oposicao-volta-a-criticar-plebiscito-sobre-reforma-politica/100585177

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ao que me parece, toda essa onda de protestos que se espalhou pelo Brasil nos últimos dias, acabou deixando a classe política visivelmente desnorteada, pois agora que o Brasil acordou estão correndo atrás do prejuízo, buscando assim o perdão dos brasileiros, por terem cometido vários pecados com o que pertence ao povo e fechado os olhos para os verdadeiros problemas da sociedade.

Mas, apesar da classe política estar desnorteada buscando a todo custo o perdão dos brasileiros, podemos ver que algumas coisas avançaram, tais como: a redução das tarifas de ônibus, e a aprovação do projeto que torna corrupção crime hediondo.

Agora, vem aí a reforma política, vamos ver o que os brasileiros querem para o Brasil, vamos ver se nós brasileiros iremos votar conscientes rumo a um país melhor, ou se vamos continuar votando errado como fizemos até agora.

Temos o poder nas mãos, então vamos saber usá-lo! continuar lendo

Está correto o deputado Caiado. O que está se buscando é desviar a população de suas reivindicações mais legítimas. O PT é useiro e vezeiro de manobras para desviar o povo de seus anseios. Basta ver as esmolas que estão sendo dadas para desviar a população de reivindicações realistas, tais como a educação (que em nada interessa a eles), a saúde, o saneamento básico, a distribuição de renda, a impunidade, a corrupção, dentre outras mazelas. Ah, é bom lembrar os mais de 30 bilhões que foram gastos e outros tantos que ainda serão com o circo (copa do mundo). Enfim estão seguindo a máxima dos imperadores romanos: pão e circo.
Mas, saliente-se que o pão, nem isto estão conseguindo dar. continuar lendo

Esses nossos políticos estão que nem baratas tontas, nos estamos realmente a exigir que eles cumpram as medidas em todos os setores que beneficiem a sociedade como um todo, estamos cansados de medidas paliativas, o povo brasileiro já demonstrou a sua força e não estamos em crise... continuar lendo